domingo, 31 de janeiro de 2010

About a War

Tony Blair já começou a prestar declarações para um inquérito à guerra do Iraque que está a ser feito em Inglaterra, no jornal i podem ler a reportagem de ontem, as declarações que ele faz em relação ao Irão começam a assustar bem mais que a gripe A, a Stop War Coalition diz que há perguntas que deviam ser feitas por esta comissão e que o homem devia estar preso.
Eu só sei que detesto Guerra e os James (banda que em breve vai ter novo disco) também, sei também que a decisão de irem para o Iraque foi , no mínimo, precipitada e os James mostram isso na letra do tema que coloco hoje, "Hey Ma", é do seu álbum com o mesmo nome e mostra a preocupação da banda com o tema.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Sean Riley & The Slowriders - Ao Vivo em Ílhavo




O que é que faz uma banda que já tem no curriculum dois excelentes álbuns?
A resposta é fácil, dá excelentes concertos!
Em boa hora decidi ir até ao CCI (Centro Cultural de Ílhavo) para ouvir estes sons que nos transportam para outras paisagens.
O espectáculo começou com a voz off de Tiago Gomes e a guitarra de Tó Trips onde se ouviu um excerto do "On The Road" de Jack Kerouac que nos colocou imediatamente no meio de uma estrada qualquer em plenos Estados Unidos da América, a partir daí a viagem por este imaginário ficou a cargo de Sean Riley & The Slowriders.
Eu já os tinha visto em concerto, no Cine Teatro de Estarreja, a fazerem a primeira parte de Wray Gunn à cerca de dois anos, quando apenas existia o belo "Farewell". Aí a banda ainda era apenas um trio e o registo era um pouco mais calmo e intimista.
Desta vez foi excelente observar a evolução da banda como o surgimento do segundo álbum e a entrada de Filipe Rocha para a bateria. A "calmaria" e o intimismo ainda estão presentes, principalmente em temas como o "Moving On" que, para surpresa minha, abriu o concerto e no "Let the Good Times Roll" tema que foi dedicado a um amigo dos "velhos tempos" que estava presente na sala., mas o poder da distorção de guitarras e um ritmo mais elevado nalguns temas tornaram a festa mais "eléctrica" e movimentada.
Fomos também brindados (verdadeiramente por Sean com o seu copo) e com alguns momentos de humor, como no caso da apresentação do tema "Houses and Wifes" em que o Sean pediu um rufo de tambor para introduzir a abertura de piano do tema.
Neste concerto e nos últimos três meses o baixo foi tocado por Nuno, membro dos The All Star Project de Leiria, segundo informações colhidas no local o Bruno Simões irá regressar nos próximos concertos da Tour.
O toque humorístico voltou quando o vocalista fez uma referência ao facto de não se poder estar de pé, nem beber, nem fumar naquele local, mas dizendo que se podiam "partir" cadeiras, mas com consequências claro!
A festa teve outro ponto alto quando, durante o "sónico" "Got to Go" deu para ouvir um excerto do tema "Baby Please Don't Go" originalmente tocado pelo bluesman Big Joe Williams e tornado famoso pelos Them, banda onde militou Van Morrison.
A partir do tema "Mayday" já parecia que o concerto era mais de "Sonic Riley and the Fastriders", tal foi a "pedalada" e a diversidade de distorções levadas a cabo por Sean em jeito quase "Hendrixiano", foi um momento em que os alternative-country-blues passaram a quase Rock'n'Roll puro e duro.
Em suma vale a pena ver esta banda.
Não percam uma oportunidade para os ver pois irão sair tão satisfeitos como todos aqueles que puderam estar presentes no CCI ontem à noite.
Quero agradecer ao Daniel Mendonça, do blog http://www.fotogramus.blogspot.com/, pela disponibilização das suas belas fotos, sem a sua ajuda esta reportagem não seria a mesma.
Como já é "tradição" neste blog, aqui fica o alinhamento completo do concerto:

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Em "Estágio"

É já daqui a poucas horas que os vou rever. Em jeito de "Estágio de Preparação" sabe bem ouvir e ver a primeira canção que conheci deles: "Moving On" que vinha no cd "Novos Talentos Fnac de 2007" como é natural, foi amor à primeira audição.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Auxiliares de Memória XXIII

Em Janeiro de 1991 nascia a revista Ritual - para quem não sabe é daqui que vem o nome para as noites Ritual no Porto.
Em Aveiro a revista foi apresentada no bar do Restaurante Pizzarte (na Rua Eng. Von Haff), quem hoje em dia lá vai se calhar não sabe que ali havia um dos poucos e melhores bares da cidade.
Ao fim de semana essas noites eram animadas pelo Dj Rui Mig que ainda pode ser ouvido, de vez em quando no Bar Clandestino. Era um tempo em que um Dj de bar tinha liberdade de apresentar música nova e os clientes iam lá para aprender mais alguma coisa.
Não era como hoje nos bares mais "popularuchos", em que qualquer pessoa com duas ou três colectâneas "Now" e mais duas ou três colectâneas dos anos oitenta e munido ainda dos (infelizmente) costumeiros cd's de música pimba, se auto-intitula de "dj" e decide usar o caminho mais fácil, mas que não "enriquece" a sabedoria de ninguém.
Na altura era preciso perceber alguma coisa de música e havia vontade de mostrar aos outros uma imensidão de coisas novas. É certo que também havia vontade, por parte da clientela, de conhecer as coisas que os dj apresentavam. Agora anda tudo no facilitismo do que já se conhece e está mais que "requentado" na esperança que ao ouvir o que se ouvia há 20 anos atrás lhes devolvam a "juventude perdida", é o que está "na moda", vão-me dizendo, o problema é que as modas passam rapidamente...
Já pareço um "velho do Restelo" mas a verdade é que, salvo raras e boas excepções, já se ouviu muito melhor música na noite de Aveiro.
Mas voltando à apresentação da revista, aquilo era excelente para amantes da música portuguesa, como eu e dois amigos que me acompanharam nesse dia.
Finalmente um prologamento escrito de programas de rádio como o Luso-Clube e de TV como o saudoso Pop-Off (referênciado logo neste nº1), que acompanhávamos, enfim era uma revista que fazia falta, fomos então ao bar da Pizzarte para ouvir boa música e para adquirir em primeira mão este que é hoje um objecto de colecção.
Eu já tinha visto ao vivo os Sitiados, os meus amigos não, mas a reportagem sobre eles nesta página, acabou por mudar as nossas vidas para sempre, ou pelo menos pelos tempo que durou a nossa vida académica.
Foi neste encontro de factores quiçá "místicos" que se deu o "segundo acto" da génese de um grupo de amigos que iria ter o nome de "Confraria dos Marinheiros", tal como foi falado aqui.
Assim, pela música, começou uma bela amizade...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

A Não Perder

É já sexta feira que podem ver o concerto de Sean Riley and The Slowriders no Centro Cultural de Ílhavo, eu vou estar por lá e depois contarei aqui como foi.
Um dos temas que mais gosto e que espero ouvir é o "Hold On", aquele que abre o seu segundo disco de originais, como esse não tem video no youtube deixo o de outro tema que gosto muito neste álbum, o "Tell Me Why".

Depois do concerto está prometido um DJ Set da Banda.
No sábado também vai haver The Legendary Tigerman no Teatro Aveirense, mas esse não vou poder ir, primeiro porque o dinheiro não chega para tudo e depois porque vi recentemente.
O que recomendo a quem possa é que vejam os dois concertos, qualquer um vale a pena, mas como ainda não vi esta banda desde que saiu o segundo disco, optei por eles.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A Língua

Apetece-me dar outro "enquadramento" a esta foto e creio que este video talvez seja o melhor.
Ele consegue ilustrar melhor a proximidade da Galiza com Portugal, principalmente na língua.
Não nos podemos esquecer que, ao contrário dos espanhóis que são "nuestros hermanos", os Galegos são nossos amigos (porque os amigos somos nós que escolhemos!)

Não Sou Só Eu Que Digo

Fizeram-me chegar este link de um blog inglês a falar de dois artistas portugueses e eu fiquei orgulhoso!
Ao que parece o blog é de um jornalista conceituado, além do artigo que referi, o homem já publicou videos da Rita e do Tiger Man.
É bonito ver quando já há estrangeiros reparam no produto nacional, sempre dá para contrabalançar com os portugueses que não ligam nenhuma ao que é nosso.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Música Com Causas IV

Quem estiver por Coimbra não perca esta oportunidade de ajudar e de ao mesmo tempo ouvir boa música.

Foi Bonita a Festa Pá!

O DJ Johnny Red Apareceu.
Os Amigos Galegos e a sua luta pela sua língua não ficaram esquecidos.
O pessoal apareceu , como vontade de se divertir.
Tive o cuidado de passar quase 80% de grupos portugueses, estava como um pouco de receio em relação à adesão do pessoal, mas tive uma boa surpresa ao ver que estavam a gostar.
É possivel que se venham a festas de A Certeza da Música com mais frequência, para primeiro teste o balanço foi bastante positivo.
Deixo aqui o tema que me pareceu ter deixado mais gente a vibrar.

Obrigado aos presentes e aos ausentes pelo apoio, continuem com A Certeza da Música por muitos mais anos.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Música e Cinema XIX

Vai estrear já na próxima semana esta comédia romantica realizada por António Pedro de Vasconcelos e que conta com Soraia Chaves e Marco D'Almeida nos papéis principais.
Não sei se o filme é bom, mas a julgar pela banda sonora a "coisa" promete, para já temos o grande jorge Palma a contribuir com um tema original "Tudo por um beijo":

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Um Ano

A música para mim foi sempre importante, desde que me lembro sempre estive em contacto com ela ou pela rádio ou pelo leitor de cassetes, sim porque gira discos não havia e cd's só lá para noventa.
A música acompanhou-me sempre nas alegrias e nas tristezas, com ela a vida fica um pouco mais fácil e dela obtemos sempre um tema para cada ocasião.
O que me levou a fazer o blog foi principalmente o meu gosto pela música e a vontade de a divulgar e mostrar aos outros. Como nunca tive o dom de ser músico, tento ao menos ser divulgador.
Outro motivo e talvez o último "empurrão", foi também o desaparecimento do João Aguardela quatro dias antes, pois achei que era importante falar de uma pessoa que faz muita falta à música portuguesa.
A inspiração para o nome do blog que vem do tema "Ser ou não Ser" de Sérgio Godinho e abre o álbum "Domingo no Mundo".
Os meus objectivos são apenas o de divulgar a música que gosto e falar sobre coisas que nos rodeiam mas que acabam por estar ligadas à música.
Espero continuar por mais alguns anos e quero agradecer a todos os visitantes pelo apoio, pelos comentários e pelas mensagens que me vão chegando.
Este blog é para mim mas é também para todos.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Amanhã Apareçam

Posso garantir que a música vai ser muito boa.

Sr. António do P.F.

Quem andou por Abrantes deve ter ouvido falar, seguramente do Sr. António, dono da casa conhecida como P.F., ontem tomei conhecimento do seu falecimento e gostava aqui de mandar um abraço ao seu filho Arménio.
Aproveito para lembrar um dos grupos que nasceram naquele espaço, os "Virus Amigos" banda de originais - com elementos comuns com o grupo "Astral" (provavelmente a melhor banda de covers da região, onde o Arménio era teclista) - que participou no concurso de bandas que decorreu na Costa da Caparica no Verão de 1990, o Aqui Del Rock.
A banda era composta por alguns clientes do P.F. e que ainda agora se podem encontrar por lá, um abraço também para eles.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Maravilhas da Técnica

Os The Rising Sun Experience dão hoje um concerto às 22h30 no Music Box - Cais do Sodré Lisboa.
Quem não puder ver o concerto ao vivo, tem a hipótese de o ver a partir deste link ao mesmo tempo que quem pode estar presente.
É isto que eu considero saber promover uma banda e saber utilizar as "Maravilhas da Técnica".
Deixo aqui uma pequena descrição sobre a banda que vem na revista Guia da Noite:
“Recusam ser apelidados de revivalistas, mas a verdade é que os portugueses The Rising Sun Experience resgatam as sonoridades rock típicas dos anos 70. Se o nome do grupo remete logo para Jimi Hendrix e companhia, o órgão e a bateria em destaque fazem logo pensar nas melhores referências: Deep Purple e Led Zeppelin parecem ter sido alguns dos mestres destes seis rapazes. Under The Same Sun, o álbum de estreia lançado em 2009, é uma bela peça de rock clássico onde o pó ainda nem teve tempo de assentar.
Podem saber mais sobre a banda aqui no seu myspace.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Sou Um Rockabilly...


Depois da actuação dos "The Fearfulls" e de um pequeno intervalo para refrescos, dava início o concerto dos já mais experientes "The Speeding Bullets", banda já com alguns anos e que partilha o contrabaixista com a anterior.
A música é poderosa e muito cinematográfica, o grupo já está bastante maduro e consegue "fazer a festa".

O público gostou e soube corresponder à "pedalada" que a banda exigia. É sem dúvida um projecto a acompanhar.
Como espectador, amigo e sócio da Associação Mercado Negro, quero dar os parabéns à organização pelo esforço para repor tudo nos eixos.
Apenas quero lamentar que se tenha facilitado a entrada a não pagantes, penso que é uma situação a rever pois assim os pagantes sentem-se defraudados...

...De Poupinha No Ar!

Foi com curiosidade e agrado que me desloquei ao Mercado Negro para poder participar na sua reabertura e ao mesmo tempo poder assistir ao concerto de duas bandas de Rockabilly e/ou Psicobilly, géneros com os quais eu estou pouco familiarizado, mas que gosto bastante.
A noite abriu com o concerto dos "The Fearfulls", banda maioritáriamente britânica mas que conta com o português Malo, no contrabaixo.
A actuação foi bastante equilibrada e serviu de excelente "aperitivo" para o que vinha a seguir, parece-me que com a rodagem dos concertos e de músicas novas, a banda irá melhorar bastante.
Gostei da versão que fizeram do tema "Tainted Love", é giro ouvir esta canção, originalmente cheia de sons electrónicos, vestida de uma roupagem mais Rock.
A simpatia dos elementos da banda também ajudou a cativar o público, deu ainda para ouvir uma canção com especial dedicatória a Portugal e a que o vocalista deu o nome de "Bom Dia Senhorita".

Valeu a pena ter ganho a luta à perguiça e ter ido ao Mercado Negro.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

É Tão Bom !

Este foi um fim de semana de reencontros.
O Mercado Negro reabriu e com essa reabertura foi-me possível ver um bom concerto de duas bandas -"Speeding Bullets" e "The Fearfulls" - de quem falarei amanhã e, ainda mais importante que isso, rencontrei umas amigas que já não via há muitos anos.
Fiquei bastante contente com esse reecontro e constatei que a nossa amizade ainda se mantinha, daí eu colocar este video com a canção que me parece ser a que melhor descreve a Amizade.
Só o nosso enorme "S.G. Gigante" - Sérgio Godinho - é que podia ter feito uma canção assim:

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Som da Frente VI

Os Echo & The Bunnymen são mais uma daquelas bandas que passou para mim, via António Sérgio, como tal não podia deixar de os referênciar nesta rubrica que pretende lembrar o Mestre.
A banda tem feito uns discos novos, mas hoje a idéia é recordar uma música mais antiga, fiquem com o "Seven Seas".

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Música e Cinema XVIII

Neste filme temos um ciclista que é raptado durante a sua participação na Volta a França e temos a sua avó, Madame Souza que com o seu cão Bruno e com a ajuda preciosa das Trigémeas de Belleville, move "mundos e fundos" para o encontrar.
O filme em desenho animado à "moda antiga" e sem o "Show Off Americano", foi uma autêntica lufada de ar fresco, daí ter participado na selecção oficial de Cannes 2003.
A música principal do filme da autoria de Benoit Charest, com letra de Sylvain Chome e cantada por M - Mathieu Chedid - é simplesmente uma bela surpresa, tal como o filme, que aconselho vivamente.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Recordar o Sons em Trânsito III

Foi no Sons em Trânsito de 2003 que fiquei a conhecer os grandes "Ojos de Brujo", na altura apresentavam o seu albúm "Bari" que ainda contou com a participação de outro grande "Macaco". Aquela mistura de Flamengo com Hip-Hop e aquele toque de "Rumba Catalana" cativaram-me para sempre, comprei logo o disco e fiquei para sempre fã.
Deixo-vos o video de "Quien Engaña no Gana" - que bom seria que este título fosse sempre verdade!

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

A Canção Internacional da Década

Numa década que começou practicamente com o ataque às Torres Gémeas e acabou com o Prémio Nóbel da Paz entregue a um Presidente Negro Americano, que nos deu um novo (velho) Papa, uma invasão ao Iraque que não sabe quando terminará, outra ao Afeganistão que terminará quando calhar, uma crise financeira (para alguns) que ainda não sabe no que vai dar, tivémos também dois jogadores eleitos o Melhor do Mundo (Figo e Ronaldo), tivémos uma evolução informática indescritível, etc., etc., etc.
Musicalmente tivémos uma década bastante interessante em que oitenta passou a ser moda, o que nem sempre é bom, pois como já referi -o que era mau na altura continua a ser mau agora (Duran Duran, A-Ha, Wham's e Europe's incluídos), mas onde apareceram muitos grupos a fazer lembrar coisas boas de outros tempos, género Interpol, Editors, The National, Franz Ferdinand, Arcade Fire, Bloc Party, Arctic Monkeys, The Strokes, TV On The Radio só para nomear alguns.
Para mim a canção internacional que melhor reflete toda esta década louca, é sem dúvida o tema "Seven Nation Army" dos americanos "White Stripes", que apareceu em 2003 e provou como também se faz rock só com uma bateria e uma guitarra e ficou tão popular que no último Campeonato do Mundo de Futebol - Berlim 2006 - não se ouvia outra coisa em todos os estádios.
Deixo aqui então o video da canção que provavelmente representa melhor esta primeira década do século XXI.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O Fotógrafo Sou Eu V


Ortigueira é uma pequena vila que fica a norte da Galiza e cuja Praia de Mourozos faz a passagem para o mar Cantábrico.
Praticamente todos os anos é organizado o Festival do Mundo Celta de Ortigueira, em 2004 pude assistir à sua vigésima edição e aí conviver com mais de vinte mil pessoas por noite a divertirem-se e a verem e ouvirem o que de melhor se faz "no mundo celta", é mesmo uma sensação de "outro mundo"!
Já fiz, noutros artigos, referência a este Festival e mais farei, mas hoje quero destacar uma banda Irlandesa que tocou logo no primeiro dia e deu um concerto fabuloso que nunca mais me saiu da memória, os Kila.
As fotos foram as possíveis para quem tinha de estar no meio de uns milhares a vibrar "como se não houvesse amanhã".
Este é o video do tema que eu mais gosto - "Glainfaidh Mé" (gaélico - língua de origem dos Irlandeses e com que os Kila cantam os seus temas) - e mostra como é a reacção do público a esta banda que moderniza a música tradicional do seu país e leva o público quase à loucura.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Para os Preocupados

Por causa da lei que pretende legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo eu já ouvi de tudo, a última opinião que ouvi é: "Não são Normais!"
Descobri esta canção que serve todos, até os "anormais" que se pensam "normais" e vice-versa.
Fica aqui a canção "Sexuallity", um grande hino contra a Homofobia que o Billy Bragg criou, já no início dos anos 90, neste video também podemos ver Johnny Marr e a Kirsty MacColl.


Um dia Alegre para todos e como dizia Jesus: "Amai-vos uns aos outros como eu vos Amei!" - se fosse hoje, muitos destes preocupados ainda o mandavam crucificar...

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Elvis Presley - O Rei

Se fosse vivo "O Rei" - Elvis Presley completaria hoje 75 anos, é sempre bom lembrar a sua voz.
Aqui deixo um dos temas que mais gosto, o "Viva Las Vegas" do filme com o mesmo nome e com ele no papel de Lucky Jackson:


Depois há esta remix do tema "A Little Less Conversation" que eu também gosto bastante e mesmo que não agrade muito aos "puristas", tenho a sensação que o próprio Elvis iria gostar.

O quadro com a foto pode ser encontrado perto do bar do Teatro Aveirense.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Auxiliares de Memória XXII

Ando à espera que um amigo invista num gira-discos que converte vinil em mp3, para poder ouvir novamente este grupo da década e oitenta e que foi um dos primeiros a recorrer à edição de autor em Portugal, para poderem mostrar a sua música.
Tenho a canção "We Build Cities" na edição em cd da colectânea "Sempre" dedicada à Ama Romanta, mas também gostava muito de ouvir novamente o fantástico "Life of He" em digital (também há outras preciosidades da música portuguesa que ainda só existem em vinil e que era importante passar a digital, mas desses falarei noutras ocasiões).
Por agora, enquanto o Pedro não investe, já se pode ouvir aqui.
Não é própriamente um video musical, mas pelo menos já dá para ouvir e perceber a qualidade desta banda que infelizmente durou tão pouco tempo, espero que gostem...

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os Meus Discos Do Ano - 2009

Já que todos fazem listas, eu também não podia deixar de fazer a minha lista de discos do Ano de 2009.
A ordem é alfabética - por nome de disco - e não por classificação numérica é que, sem falsas modéstias, se eu os tenho é porque são bons.
Então aqui vai:
3 Pistas Vol. 2 - Vários Artistas
A Geração da Matilha - Mundo Cão
Aprendizagem - Margarida Pinto
Assobio - Assobio
Between Waves - David Fonseca
Cá Dentro - Sebastião Antunes
Child of the Moon - Tiguana Bibles
Companhia das Índias - Rui Reininho
Exposed - D3O
Femina - The Legendary Tiger Man
Hemisférios - Dazkarieh
Lock - At Freddy's House
Novos Talentos Fnac 2009 - Vários Artistas
Only Time Will Tell - Sean Riley & The Slowriders
Pela Primeira Vez - OIOAI
Tango - Vitorino
Tasca Beat - ÓqueStrada
Tell the People - Mazgani
Três Cantos - Fausto, Sérgio Godinho e José Mário Branco
Twist do Contrabando - Os Tornados
Uma Vida a Direito - Feromona
Virgem Suta - Virgem Suta
Virou! - Diabo na Cruz
Para os mais atentos tenho a dizer que sei que o disco do Reininho saiu ainda em 2008 mas foi já a meio de Dezembro, daí o ter incluído na lista deste ano.
O de Feromona é também de 08 mas só o comecei a ouvir em 2009 e como é muito bom, achei importante destacá-lo.
Não incluí os discos de B Fachada e de Samuel Úria porque ainda não os ouvi, mas pelas referências que vou lendo, parece que são dois belos discos, provavelmente incluí-los-ei na lista de 2010.
Eu só espero que este ano venha a ser tão bom como o que passou, musicalmente falando claro!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Albert Camus (1913-1960)

Comemoram-se hoje os 50 Anos da morte do escritor Albert Camus autor de um dos livros da minha vida - "O Estrangeiro". O que talvez não saibam é que foi este livro que inspirou Robert Smith - The Cure - na criação do famoso tema da banda "Killing an Arab", video que deixo aqui para visionarem.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Música e Cinema XVII

Em 1990, surge "Wild At Heart" um dos filmes mais conhecidos e controversos de David Lynch, a história do filme está aqui.
Neste filme a música está sempre presente, o que faz deste "road movie" uma espécie de teledisco de longa duração.
Um dos temas que eu mais gosto é este "Love Me" de Elvis Presley, aqui cantada pela voz de Nicholas Cage.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Que 2010 Seja Um Bom Ano!

A música que coloco hoje é daquelas que me acompanha há muitos anos, é da autoria de António Pinho Vargas, é mesmo uma grande música que me traz sempre boas memórias e dá para ouvir ao longo de todo o ano ou até ao longo da vida...