terça-feira, 26 de abril de 2016

Westway Lab 2016 - Report

Não é novo este festival e não será certamente nova a sensação que em Guimarães existe sempre “algo novo”. Ferve cultura na cidade berço, em actividades que se vão multiplicando, reinventando e crescendo, numa evolução natural. O Westway é um festival de criação, sendo também uma plataforma que reúne durante vários dias em Guimarães músicos, produtores, agentes culturais em várias actividades.
Os concertos vão acontecendo durante a semana, contudo o ponto forte do festival acontece no sábado. Assim e pelo terceiro ano consecutivo marcámos presença no festival.


Este ano e para começar mais cedo tivemos a surpresa do Gigmit Stage. Três concertos no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor, que começaram às 17h!

Foi a Sleepwalker’s Station que teve a honra de abertura. O rapaz (que habitualmente toca com banda), veio sozinho com a sua guitarra e uma loopstation, começando de uma forma calminha a tarde. Estava clima frio e pouco aqueceu a sala.
Surpresa para Suzie Stapleton que foi o segundo nome a entrar no Gigmit Stage. Foi agradável ouvir um ritmo mais quentinho, numa mistura entre o rock e o folk e um vozeirão que preenchia por completo as nossas almas.
Os Fortnight in Florida pouco de novo trouxeram a esta tarde. O popzinho manhoso não fez furor e nem mesmo quando chegaram ao single It’s Alright a coisa foi a patamares agradáveis, o que levaram o escriba a abandonar a sala.

Depois de um bom reforço alimentício, a noite instalou-se.  O Filho da Mãe subiu ao palco do pequeno auditório do CCVF para tocar o mais recente Mergulho. Bem esgalhadinho, como se quer a um rapaz que faz quase tudo com a sua guitarra. Pena é, a coisa ficar-se muito parecida com aquilo que se ouve no disco.

A virtude estava no meio dos concertos e foram os My Baby que deram o concerto da noite. Os Holandeses criaram a vibração com um dub em fusão com funk e lá mais o que eles queiram (ou outros queiram) intitular. Rótulos é para meninos bonitos (já lá vamos), aqui a coisa era séria. E se no ano passado os Holandeses não foram grande “vibe”, este ano têm nota cinco!
 PAUS foram a última banda a actuar no palco do Vila Flor, fechando a noitada de concertos desta terceira edição do WestWay Lab em ritmo frenético e alucinante.
A noite ainda continuou com a performance do Rui Maia no Café Concerto do CCVF.
Encontram mais fotos na página de facebook deste blog.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: