terça-feira, 12 de julho de 2016

Rádio Faneca 2016 - Report

"A Transmitir Alegria!" é o lema da Rádio Faneca, o Festival que nos anuncia a chegada do Verão e põe a cidade de Ílhavo no mapa.
Não foi bem o Verão que estávamos à espera, mas nem assim a Alegria faltou!


Na primeira noite os Retimbrar - foto reportagem aqui - mostraram, a quem ainda não os conhecia, como é que se faz uma festa portuguesa.
Foi uma viagem pelas nossas raízes, com dezenas de sorrisos nos lábios, este colectivo que tem sede na cidade do Porto, tocou, dançou e fez dançar todos os que não mostraram medo da possível chuva e deu um enorme concerto. Provavelmente o melhor de todas as edições da Rádio Faneca.
No segundo dia cheguei a tempo de ver o ílhavense, Quiné Teles, acompanhado pela magnífica voz da Ela Vaz - foto reportagem aqui.
O palco da sala de exposições do CCI foi uma boa salvaguarda da provável chuva e foi lá que esta dupla nos encantou.
O péssimo comportamento de uma parte do público que decidiu vir para ali "por a conversa em dia", não mostrando qualquer respeito pelos músicos e por quem estava lá para os ouvir, quase conseguiu estragar a beleza do momento.
Este projecto é para ser revisto o mais breve possível, pois há por ali muitos momentos que aquecem a alma e merecem ser vistos devidamente, por quem está mesmo interessado.
Minta & The Brook Trout  - foto reportagem aqui - veio com banda completa apresentar o seu mais recente álbum, no Salão Paroquial, sem esquecer as maravilhosas canções dos discos anteriores.
Como já é normal, deram mais um grande concerto que terá contribuído para aumentar o número de admiradores que seguem as suas criações.
Os Senza - foto reportagem aqui - fizeram a sua viagem ascendente passar pelo Quartel dos Bombeiros de Ílhavo e não deixaram ninguém indiferente. Com "reforços" de peso como o Quiné, o Tiago Soares, o Paco e o Miguel Calhaz, o virtuosismo deu as mãos à música e fizeram fluir "carradas" de bom feeling.
É verdade, os Senza só ainda não são um caso sério na música portuguesa, para quem não os conhece!
Criador de "A Rose, Is a Rose, Is a Rose", um dos melhores álbuns de 2016, Old Jerusalem - ver a foto reportagem completa aqui - veio com banda completa e deu um concerto arrebatador.
Visitando os seus álbuns anteriores, sem o público arreliador que tinha estado nesta sala umas horas antes, todo o concerto foi pura magia.
Old Jerusalem cativou e conquistou aqui, novos e velhos admiradores. A repetir!
 No Jardim Henriqueta Maia, uma gravidíssima Márcia, deu aqui o último concerto até ao aumento da família que está quase a acontecer.
A boa disposição nunca lhe faltou, nem quando uma falha técnica forçou a interrupção do concerto. 
Foi um concerto atípico que não deixou de encantar a, cada vez maior, legião de fãs d'Os Márcia.
Outra coisa não é de esperar tendo em conta a "catrefada" de boas canções com que a bela Márcia nos brinda nos seus discos.
Vejam aqui a foto-reportagem completa.
Em suma, o Festival Rádio Faneca está bem e recomenda-se, venha então a edição de 2017 que se for tão boa com a de 2016, já vai ser muito boa!

Sem comentários: