terça-feira, 30 de agosto de 2016

Festival Nigrán Jazz 2016 - Report

O Festival de Jazz de Nigrán, que decorreu nos dias 29 e 30 de Julho, completou este ano o seu décimo aniversário.
Regressou ao formato de dois dias, tendo contado o primeiro dia com um artista de renome internacional e o segundo foi inteiramente dedicado ao jazz de Vigo.



Na abertura desta edição estava o guitarrista americano Kurt Rosenwinkel com o trio Bandit 65. O trio, que trespassa a barreira do jazz, lotou o pequeno relvado do estuário do rio Miñor. Sendo um dos guitarristas mais influentes da sua geração, Kurt entusiasmou a vasta assistência para o concerto de pouco mais de uma hora, num misto de fusão de jazz com eletrónica. A acompanha-lo estava Tim Motzer na guitarra e Gintas Janusonis na bateria. Foi um final de tarde tranquilo neste espaço fantástico.

Como se vem a assistir habitualmente no final do concerto, começou a jam com Xan Campos a liderar o trio. Desta vez no mesmo recinto do concerto, o que normalmente não acontece, proporcionando, assim, ao público, que continuasse no mesmo espaço, usufruindo de uma boa jornada de jazz.

Infelizmente, só consegui ir ao primeiro dia do festival, contudo, pela adesão do público neste primeiro dia, o festival teve um excelente arranque, consagrando este certame como um dos mais importantes no panorama de festivais de jazz da península ibérica.

Texto e Fotos de Miguel Estima.

Álbum de fotos completo aqui.

Sem comentários: