quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Vilar de Mouros 2018 - Report

EDP Vilar de Mouros 2018 de 23 a 25 de Agosto
Reportagem de Miguel Estima

Desde que o Festival de Vilar de Mouros entrou numa nova vida, o Miguel Estima ainda não falhou uma edição, eis aqui a reportagem da edição de 2018.


Vilar de Mouros é um nome incontornável na música ao vivo em Portugal. E esta edição foi um bom exemplo daquilo que foi uma das melhores edições desde o recomeço em 2016. Claro que nem tudo são aspectos positivos, mas o festival está a crescer, e também a ganhar pontos em pequenos detalhes que fazem a diferença em relação a outros festivais congéneres.
Este ano uma das maiores surpresas com que me deparei foi o inicio do campismo e dos festivaleiros que começaram a vir mais cedo para o festival, existindo tendas já na terça-feira antes, e na quarta a zona de campismo já estava bastante composta.


Vilar de Mouros é um festival revivalista, com um toque de ousadia e de modernidade. E isto é muito claro para captação de diferentes públicos, de diferentes faixas etárias. É considerado um festival de família. Onde se vê várias gerações juntas a apreciar um concerto.
Em relação à música propriamente dita.  E como isto é um blog de opinião, cá vão as minhas opiniões, ainda em jeito de rescaldo. Primeiro dia: The Pretenders deram um concerto fantástico, já os tinha visto também em Vilar de Mouros 19 anos antes, e a energia continua lá. 
O artista residente (Peter Murphy) veio com a desculpa de Bauhaus e os seus 40 anos, nunca achei grande piada, mas dizem alguns dos amigos entendidos que foi grande concerto. Eu já vi melhor dele, aliás porque vem quase todos os anos ao Vilar de Mouros.
The Pretenders

David J

Peter Murphy

A Foto-Reportagem do primeiro dia está na página de facebook deste blog.

O segundo dia ficou marcado pelos Incubus, que a grande maioria do público estava à espera, foi um concerto marcado essencialmente por versões, desde Pink Floyd, a INXS, que me fizeram crer que os rapazes não tinham grande reportório ou estavam a cativar todo o publico. 
O mesmo aconteceu com o rapaz de Leiria que fez muitos covers. Mas falando de coisas sérias GNR deram um grande concerto, mesmo sem as “Dunas” , Editors foi um concerto sublime, dos melhores concertos que vi deles e Kitty, Daisy & Lewis foi uma agradável surpresa.

Scarecrow Paulo

GNR

Editors

A Foto-Reportagem deste dia, está na página de facebook deste blog.

No terceiro dia, os festivaleiros, enganei-me, os fãs dos James, eram mais que muitos, poderia arriscar uns 70% estavam no recinto para os ver, a zona de restauração, entrada, e bares estavam vazios a quando do concerto deles. Tudo em massa a ver os Ingleses que gostam tanto de Portugal e esse amor é recíproco. Para mim foi o segundo concerto sem a “Born of Frustation”, mas que foi um concerto interessante e mobilizador de massas foi. Simpático. 
Antes, os belgas dEUS deram um concerto para além de bom, com uma boa dose de temas da vasta carreira. Já a anunciar a tour dos 25 anos do “Ideal Crash” um dos álbuns mais emblemáticos da banda, o concerto foi um revivalismo com uma boa dose dos nostálgicos anos 90. 
Só para terminar o meu apontamento, Crystal Fighters deram o toque final de festa ao festival, colocando o pouco público, que ainda resistiu ao frio e humidade do Coura, todo a dançar para afastar essas maleitas todas.
Luís Severo

John Cale

dEUS
James
A Foto-Reportagem do terceiro dia, está na página de facebook deste blog.

Esperemos pois que 2019 seja um ano ainda melhor e mais completo. Existe um palco histórico com espaço para colocar umas bandas a tocar e uma praia fluvial com bandeira azul, com espaço para acolher uns concertos mais intimistas de jazz ou cantautores.    

Sem comentários: