quarta-feira, 5 de junho de 2019

Mostra OuTonalidades 2019 - Report

Mostra OuTonalidades 2019
23 de Março de 2019
Espaço d'Orfeu

Afazeres profissionais não me permitiram assistir ao primeiro dia da 2ª edição da Mostra OuTonalidades, mas no segundo dia estive presente.
Em boa hora o fiz, pois tive a oportunidade de ver in loco, algumas das excelentes propostas que este OuTonalidades tem para que os programadores de todo o país, possam escolher.



Das seis propostas do dia, tenho obrigatoriamente de destacar a balear (habitante da Ilha) Anna Ferrer que, além de linda, é dona de uma voz ainda mais bonita que se expressa em Catalão e Castelhano (prefiro eu ouvir em catalão) e tem canções que cruzam o tradicional com o "indie" rock, de uma forma magistral.
Acompanhada de um mago das cordas e um excelente percussionista (com pouco mais de dois ensaios), deu-nos uma excelente amostra do que poderemos ver num concerto completo. A vontade de a ver mais vezes por cá é enorme e aconselho a urgente audição dos seus discos.
Sendo esta uma mostra "relâmpago", pouco depois, no segundo palco, começava outro talento recente, que ainda vai dar que falar, de seu nome Beatriz Pessoa.
Sozinha em palco, apenas com a sua maravilhosa voz e um teclado, conseguiu combater preciosamente algum nervosismo inicial e encantou todos os que foram até ao Espaço d'Orfeu desfrutar de uma tarde de boas descobertas,
Descobertas essas que seguiram com o Modulatus Project que juntava o virtuoso Iury Matias com a não menos virtuosa voz de Laura Rui que nos serviram uma bela viagem por aquém e além mar, cheia de momentos de excelência.
Depois de três momentos de alguma bonança sonora, veio a "tempestade" eléctrica, fornecida pelos Barry White Gone Wrong que nos levaram a aves fumarentas e bem bebidas, dando-nos sensações explosivas e cheias de energia. A voz poderosa e a presença em palco de Peter De Cuyper, agarraram os amantes dessas boas energias sonoras e deram um pequeno recital de Rock.
 Seguiu-se a música mais contemplativa dos Üryan que nos levaram à Turquia de Gulam Yesildal (voz, Saz e Oud) que criou o projecto juntamente com os portugueses Tiago Santos (percussões e etc.) e Raquel Reis (violoncelo). Alguns temas religiosos e tradicionais daquele ponto do fim da Europa, com uma duração (e bem) fora do normal que nos fez sentir a música de uma forma quase de meditativa.

A rematar esta parte do dia, muito bem passada, tivemos a alegria contagiante dos Fônal, que com o seu electro Pop puseram os resistentes a abanar a anca.
Como disse de início, foi uma bela e muito diversa forma de conhecer boas propostas musicais que poderão fazer as delícias de qualquer sala que adira ao OuTonalidades e contratem estas e outras bandas.

Álbum completo na página de facebook deste blog.
Poderão ficar a saber mais sobre este circuito de música em https://apps.dorfeu.pt/outonalidades/home

Sem comentários: