terça-feira, 27 de agosto de 2019

Vilar de Mouros 2019 - Report

EDP Vilar de Mouros 2019
22-23 e 24 de Agosto
Texto e Fotos de Miguel Estima


É unânime que o festival regressou em força este ano. Se andou adormecido nas últimas edições a noite de sexta-feira confirmou uma enorme enchente da aldeia e do recinto. Neste segundo dia, pelas 17h quando entrei pela primeira vez no campismo, dei-me conta que este seria "O" dia de Vilar de Mouros, com os festivaleiros a acorreram em massa, particularmente para assistirem ao regresso dos Skunk Anansie, que 19 anos depois, fizerem reviver memórias à juventudes mais maduras.



O festival de rock que agitou a aldeia, começou na quinta-feira, com os Tape Junk, e acho que para surpresa do próprio Joca (vocalista e mentor) o recinto já estava bem composto logo no primeiro concerto. 
Talvez das mais “jovens” formações, num festival marcado pela nostalgia, juntamente com a Anna Calvi que abriu o palco EDP, com o poderosíssimo indie-rock que tão bem a caracteriza. 

Os Manic Street Preachers foram uma das agradáveis surpresas da noite, ao contrário dos The Cult, que deram um concerto mais linear.

O dia da “loucura controlada”, ou a sexta-feira dos quase vinte mil do recinto, tendo as bilheteiras sido fechadas pouco depois das oito da noite. 
Muitos festivaleiros que já não vinham a Vilar de Mouros há alguns anos regressaram. Skunk Anansie o motivo principal, que deu um fantástico concerto, com alguns temas novos, mas como também eles sabiam foram os temas dos dois primeiros discos que fizeram vibrar a assistência. 
Os The Offspring tiveram o seu publico, mas já em menor escala que a banda inglesa. 


E sábado mais calmo em Vilar de Mouros, menos festivaleiros e menos confusão no recinto e na zona de restauração. Com o jogo clássico a coincidir com o inicio dos concertos, só com os Linda Martini é que se sentiu uma maior concentração festivaleiros. Até porque a noite era dos Prophets of Rage a banda formada três membros do Rage Against the Machine e Audioslave, dois membros do Public Enemy, e o rapper B-Real de Cypress Hill. 
Que fizeram a verdadeira poeira em Vilar de Mouros com a agitação constante dos corpos, seja pelos temas próprios ou pelos temas das bandas que integraram. Gogol  Bordello fez a festa final desta edição do festival.

Encontram mais fotos na página de facebook deste blog.

A edição do próximo ano, já está agendada para os dias 27, 28 e 29 de Agosto.

Sem comentários: