quarta-feira, 30 de setembro de 2009

30 Anos À Nossa Maneira III

Finalmente, e não sem antes se festejar o primeiro golo do Benfica na bancada e no relvado, os outros Gloriosos deram início a mais uma noite inesquecível. Às dez da noite ainda se viam centenas de pessoas a entrar para o recinto. O ligeiro atraso na hora de início do concerto, foi imediatamente esquecido com a primeira surpresa. Nos ecrans gigantes começámos a ver os elementos dos Xutos dentro de uma carrinha, o primeiro pensamento foi: "isto é uma imagem gravada", nada mais errado eram eles a dirigirem-se para o extremo oposto ao palco do Estádio do Restelo. Ao vermos que a imagem era real o sentimento que nos atravessou foi: "Eles Merecem Isto!". Isto foi o grupo a atravessar a multidão de fãs, a cumprimentar todos os que se conseguiam chegar, numa gigante confraternização e em jeito de agradecimento a todos os presentes.
Claro que demoraram algum tempo a chegar ao Palco mas isso já não importava a ninguém.
Eles já estavam ali connosco para comemorarem 30 Anos à Nossa(Sua) Maneira!
E que comemoração, um palco gigantesco, uma série de imagens preparadas, gostei particularmente de um conjunto de imagens feitas para o tema "Classe de 79" que parecia terem vindo desse ano.
Desde o primeiro acorde de "Quem é Quem" a abrir a festa que toda a gente ficou rendida. Pelo meio muitos de nós festejámos também outros golos que se iam marcando noutro estádio da cidade. É claro que como fã antigo que sou, os temas que foram mais do meu agrado foram os mais antigos, mas quando estamos perante os Xutos, praticamente todos os temas são bons. A segunda surpresa foi a excelente participação de Pac Man, dos Da Weasel, no tema "Sangue da Cidade", brilhante, tal como no disco.
Após o tema, baladeiro, "Perfeito Vazio", fomos brindados com a passagem da banda para um palco mais pequeno, no meio do relvado, onde foram tocados uns temas acústicos que contaram com o Pedro Gonçalves, dos Dead Combo, no baixo e onde a participação de Camané no tema "Homem do Leme", foi mais um ponto alto.
Após imensa ovação, voltaram para os sons mais eléctricos, que são a verdadeira imagem de marca dos Xutos. Nesta fase o tema "Amor Com Paixão", contou com a participação preciosa de Manuel Paulo (Ala dos Namorados) nas teclas, "À Minha Maneira" e "Contentores" encerraram a "primeira parte" do concerto.
O primeiro de dois encores abriu com o tema "Sem Eira Nem Beira" cantado pelo grande Kalú. Fiquei contente por eles terem tocado este tema, pois para mim mostra o que é o som dos Xutos e acima de tudo mostra que não se deixaram intimidar por alguns aproveitamentos "saloios" que foram feitos desta canção.
Outro tema que já destaquei foi o "Classe de 79" que contou novamente com o Manuel Paulo. Este encore terminou (para mal dos meus pecados) com a "Casinha", mas como dizia um amigo, é disto que o Povo gosta. O que é certo é que olhei em meu redor e as duas bancadas laterais estavam cheias e com toda a gente a saltar, e o relvado também. O segundo encore trouxe-nos o tema "Para Sempre", ilustrado com a imagem do X a arder que abre este artigo, e rematou com o tema "Para Ti Maria" que pôs novamente o Povo ao rubro.
O alinhamento, desta segunda noite de goleada, foi este:
Claro que é um alinhamento discutível, foram tocados trinta e três temas e podiam ter sido tocados duas vezes outros tantos, mas os aniversariantes são eles e têm todo o direito de escolher o que querem tocar.
Eu, já o disse num comentário na revista Blitz, acrescentava o tema "Sémen" e convidava o Zé Leonel para o cantar, seria a cereja em cima do bolo.
Mas o aniversário é deles, por isso:
Parabéns aos Xutos pela magnífica Festa! E muito obrigado pela vossa música e pelo que ela representa para muitos de nós!
Novamente agradeço ao A Imagem do Som as fotos, podem ver a reportagem completa no blog deles que tem link aqui ao lado, nos meus favoritos.

Sem comentários: