sábado, 29 de janeiro de 2011

The Legendary Tigerman - Coliseu do Porto

Foto de Daniel Mendonça/Fotogramus.Blogspot
Não conseguido eu estar presente no primeiro concerto da "consagração", merecida de Paulo Furtado como The Legendary Tigerman no Coliseu do Porto, consegui aplicar o ditado tão português de "Quem tem amigos, não morre na cadeia!".
Assim recorri ao meu amigo Daniel Mendonça do blog Fotogramus para as fotos e recorri também àquela que já é colaboradora oficial - Maria João de Sousa - que mais uma vez, muito gentilmente, se deu ao trabalho de fazer a reportagem completa desse concerto para nós e ainda forneceu a foto da Rita Braga.
Aqui fica então a reportagem da Maria João:
Como fã do trabalho de Paulo Furtado, a minha ida ao concerto no Coliseu, quase que se impunha!
As honras de abertura estiveram a cargo de Rita Braga, que cerca das 21h20 entra em palco e interpreta sobretudo temas de outros tempos, do início do século passado, música popular de outros países, como: Estados Unidos, Sérvia, Portugal, Grécia, …fazendo-se acompanhar predominantemente pelo seu Ukelele (instrumento descendente do cavaquinho).
Foto de Maria João de Sousa
Pessoalmente, não era muito conhecedora do seu trabalho, sabia apenas que já tinha colaborado com Legendary Tigerman e ao vivo com Norberto Lobo e após o concerto, não consigo ter propriamente uma opinião formada.
Não sei se por o espaço ser demasiado grande, se por a sua actuação ter sido marcada por um ocupar permanente de lugares por quem vinha apenas para o concerto de Tigerman, uns por opção, outros, provavelmente por desconhecerem que haveria uma 1ª parte e com início às 21h00, visto no bilhete referir 22h00, como a hora para o início do espectáculo, …
No entanto aqui fica o vídeo de uma das músicas tocadas no Coliseu, por acaso sem o Ukelele, para que possam ter uma ideia e também podem obter mais informações e formar a vossa própria opinião através do seu site: http://www.ritabraga.com/ ou na sua página do myspace: http://www.myspace.com/superbraguita

Eram 22h15 e eis que começa o esperado concerto!
Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) dá início ao concerto com o tema “My stomach is the most violent of all of italy " acompanhado “virtualmente” por Asia Argento. Trata-se de um dos meus temas preferidos do Femina e este início fazia antever uma grande noite!
Foto de Daniel Mendonça/Fotogramus Blogspot
Os primeiros três ou quatro temas, foram assistidos sentada, pois o Coliseu tinha cadeiras, ideia que me desagradava de todo, mas Paulo Furtado disse que as cadeiras seriam apenas um estado de espírito e que se o quiséssemos entender assim, ele ficaria muito feliz, mas sem querer com isto pedir o que quer que fosse. Bastou a 1ª pessoa levantar-se, alguns se seguiram ainda um pouco a medo e depois foi geral, talvez a ideia não tenha agradado a toda a gente, mas o ambiente assim ficou muito melhor!
Foi um crescente de convidados em palco e de temas interpretados de uma belíssima forma.
O público dançou, cantou, bateu palmas, foi um ambiente espectacular e o concerto que eu previa ser memorável, conseguiu superar as minhas expectativas.
Os temas apenas interpretados por Paulo Furtado, eram intercalados com os temas na presença de convidados.
Foto Daniel Mendonça/Fotogramus
Foram verdadeiros e intensos momentos musicais e de sensualidade na participação de Cláudia Efe, momentos de cumplicidade em “Hey, Sister Ray” com Rita Redshoes, verdadeira explosão em palco e na plateia nas participações de Lisa Kekaula, Detentora de uma voz e presença em palco únicas, que além do tão aguardado “The Saddest Thing To Say”, esteve excelente em “Make you Mine” e em “Jockey Full of Bourbon”de Tom Waits, neste último ainda a participação de Rita Redshoes na bateria.
Foto de Daniel Mendonça/Fotogramus
Os Dead Combo, músicos de excelência, tal como em concertos seus a que já assisti, contagiam com a sua música. Nesta noite deram um belíssimo contributo em “Lonesome Town” com Rita Redshoes; também em “Let me give it to you” tema que contou com a sua colaboração no álbum Masquerade e ainda um tema de sua autoria “Lusitânia Playboys”.
Jim Diamond & Mick Collins, transportam-nos para outro patamar em “Big Black Rusty Pussy Boat” e em “Girls”, momentos incríveis, marcados pela bateria e voz de Mick Collins e pela guitarra de Jim Diamond.
De volta ao Masquerade, o “Say Hey Hey” com importante colaboração de João Doce (voz e bateria) e ainda dos Dj’s Ride e Nell Assassin. Grande momento!
Foto de Daniel Mendonça/Fotogramus
O concerto aproximava-se do fim e, embora Paulo Furtado fizesse questão de agradecer por diversas vezes porque estávamos a fazer um homem muito feliz, essa felicidade era bem visível, na forma como recebia os convidados e os acompanhava no desenrolar das músicas.
Este homem feliz foi muito aplaudido e não vou dizer que a plateia se levantou para o fazer apenas porque já o estávamos quase desde o início do concerto, mas não tenho a menor dúvida que o seria de qualquer as formas!
O primeiro encore acontece com uma agradável surpresa, a entrada dos Wraygunn. Para nos presentearem com dois temas: “She’s a Go-Go Dancer” do seu último álbum “Shangri-La” e uma estreia: “Kerosene Honey” do álbum que será editado este ano. Muito bons de ver e ouvir, como sempre.
E foi necessário um segundo encore. Desta vez para Legendary Tigerman fechar a noite, sozinho em palco com o tema “True Love Will Find You in the End”.
Foto de Daniel Mendonça/Fotogramus
Foram mais de 2 horas de um concerto com muito ritmo, muito blues, muita emoção e muita gente muito feliz!
Ainda bem que consegui ir!

Maria João de Sousa 27_Janeiro’11

O Alinhamento do Concerto foi:
My Stomach Is the Most Violent of all Italy
Walking Downtown
Make You Mine – with Lisa Kekaula
Naked Blues
Honey You’re Too Much – with Claudia Efe
Light Me Up Twice - with Claudia Efe
Hey, Sister Ray – with Rita Redshoes
Lonesome Town – with Rita Redshoes & Dead Combo
Let Me Give It to You – with Dead Combo
Lusitania Playboys - with Dead Combo
Ghostrider – with Claudia Efe
The Boots Are Made for Walking
Got My Night Off
Then Came the Pain
Radio & TV
Bad Luck R’n’B Machine
The Saddest Thing to Say - with Lisa Kekaula
Jockey Full of Bourbon – with Lisa Kekaula & Rita Redshoes @ Drums
Big Black Rusty Pussy Boat – with Jim Diamond & Mick Collins
Girls– with Jim Diamond & Mick Collins
Say Hey Hey – with Joao Doce, DJ Nell Assassin & DJ Ride
Life Ain’t Enough for You
Go-Go Dancer - with Wraygunn
Kerosene Honey- with Wraygunn
True Love Will Find You in the End

Na página de Facebook deste blog encontrarão ainda mais fotos da autoria do Daniel Mendonça.

Sem comentários: