segunda-feira, 18 de julho de 2011

La Troba Kung-Fú no Festim

A Rumba Catalã, nascida em meados dos anos 50, é um género musical resultante da fusão de vários ritmos da Rumba Flamenca com música Afro-Cubana e Rock’n’Roll, quase totalmente cantados na Língua Catalã.
O grupo La Troba Kung-Fú é um dos expoentes máximos do género na actualidade e veio mostrar as suas qualidades ao Festim deste ano.
Eu tive o prazer de assistir ao primeiro dos três concertos da mini-tour que decorreu no Parque Urbano de Sever do Vouga no passado dia 1 de Julho.
Desde os primeiros acordes os Catalães foram captando a atenção do público que ia crescendo com o decorrer da actuação.
Com Joan Garriga na concertina, Luis Arcos na guitarra, Marià Roch no baixo e Pep Terricabras na bateria, a festa foi permanente e não faltaram as palmas a acompanhar muitas das canções que são interpretadas maioritariamente em Catalão, mas com algum Castelhano misturado.A sua temática passa pelo de desemprego, pela pobreza e emigração, mas também passa pelo amor e pela afirmação de cada um como indivíduo, os ritmos são quentes e apelam constantemente à dança.
Os músicos chegaram a adaptar a palavra Mirtilo nalgumas das canções, dado que era no primeiro dia da Feira deste Fruto que se encontravam.
A alegria em palco e a qualidade dos músicos foi contagiante e não deixou ninguém indiferente, numa noite que se tornou totalmente de Festa que acabou num exigido e merecido encore.
Para conhecerem melhor este grupo, não deixem de ir até ao site oficial e fazer a descarga gratuita do primeiro álbum – “Clavell Morenet” e de outras coisas mais.
Podem ir também à página de facebook deste blog para verem mais algumas fotos deste belo concerto.

Sem comentários: