quarta-feira, 4 de junho de 2014

Clã no Teatro Aveirense - Report


Foi uma sala bem composta que recebeu os Clã na sua visita ao Teatro Aveirense, no passado sábado para apresentar Corrente, o seu mais recente álbum.
Mais uma vez esta banda arrisca tudo, abre caminhos e traz-nos um disco “para adultos” que foi tocado na totalidade.


O disco está cheio de grandes canções e conta com várias colaborações que vão desde "o baixista tímido dos Ornatos Violeta, Nuno Prata" ao já habitual Arnaldo Antunes, passando ainda por John Ulhoa dos Pato Fu.
Tem mesmo daquelas canções em que é preciso “tê-los”, até para colocar no disco, como é o caso de Conta de Subtrair, canção escrita por Regina Guimarães, onde se falam de problemas bem reais na nossa sociedade. A decisão de colocar a canção no disco também veio da necessidade de “dizer aos petizes que a vida não é só fadas”.


O concerto também passou por temas de discos anteriores, tais como uma versão muito cool para GTI, o Sopro do Coração, Sexto Andar, Tira a Teima e Corda Bamba que lembram o quão especial pode ser uma canção que “com apenas três minutos, nos pode resolver todos os problemas”, como bem lembrou a Manuela Azevedo.
Ficámos também a saber que o Samuel Úria, que tinha cantado com eles no SBSR do verão passado (um dia antes do concerto de Águeda), “cheira a sabonete antigo” e acabou por contribuir com duas canções para o disco, pois logo depois da primeira que escreveu para eles – Canção de Água Doce – foi logo “intimado” a escrever outra e assim nasceu Zeitgeist.
A mestria dos músicos já é uma certeza de sempre e o que acaba por surpreender é o som deste novo disco que está mais do Rock e também mais electrónico, mas o público recebeu bem estes sons mais “fortes” e de pronto exigiu um encore, ovacionando os músicos de pé.

Eles, espalhando simpatia, não se fizeram de rogados e começaram com Artesanato, da autoria do Sérgio Godinho, um cúmplice de longa data, e o desejado Problema de Expressão para rematarem com um “esgalhadíssimo” Fahrenheit que “partiu” tudo.
Mesmo assim, acabaram por voltar para tocar Quase um Quasar, uma das duas canções de outro eterno cúmplice o Carlos Tê que desde o primeiro álbum dá letras para as suas canções.
Foram ao todo 22 canções que nos encheram a alma e satisfizeram plenamente, após o concerto ainda houve tempo para autógrafos, fotos e muitos sorrisos trocados entre toda a banda e todos os seus fiéis fãs. Mantenho a certeza de que um concerto de Clã é sempre uma experiência a repetir muitas vezes, claro!

Aqui fica o Alinhamento Completo:
Curto-circuito 
Também Sim 
Basta 
A Paz Não Te Cai Bem 
G.T.I. (versão cool) 
Outra Vez 
Aqui Na Terra 
Sexto Andar 
Canção de Água Doce 
Zeitgeist 
Conta de Subtrair 
Tira a Teima 
Outro Mundo 
A Ver Se Sim 
O Sopro do Coração 
Rompe o Cerco 
Corda Bamba 
Museu do Mundo 
Encore:
Artesanato 
Problema de Expressão 
Fahrenheit 
2º Encore
Quase Um Quasar

Sem comentários: