sábado, 1 de novembro de 2014

Celina da Piedade em Albergaria - Report

O Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba estava completamento cheio quando a Celina da Piedade chegou para a sua Oficina de Cante Alentejano.


Depois de espalhar a sua natural simpatia pelos presentes, começou cantando a moda da Pinguinha de Água. Assim que acabou informou todos que aquela era a única canção que ia dizer sozinha.
Com mestria tratou de explicar que tudo o que envolve o bem interpretar do cante alentejano, a moda como refrão e a moda como canção completa. Depois de todos arrumarem as cadeiras em vários semi círculos à sua volta, rapidamente foram desaparecendo alguns resquícios de timidez e um pouco tempo todos cantavam.
A espaços, além da sua belíssima voz, ia aparecendo o som do seu acordeão que se mostrou o acompanhamento perfeito para todas as vozes. Foi enfim uma belíssima noite em que todos participaram e todos ficaram mais ricos com o que aprenderam.
As modas que aprendemosforam:
Pinguinha de Água
Andorinha
Erva Cidreira
A Laranja da China
O que Levas na Garrafinha
Ó Ana, Ó Ana, Ó Ana
Moda do Assobio
Macela
Limoeiro
Moda da Passarada
Quero Ir para o Altinho
Pêra Verde 

Enquanto preparava este texto, surgiu-me uma inspiração e criei esta moda que resume bem esta noite e, quem sabe, um dia poderá até ser cantada por alguém em jeito de homenagem á Celina:
A nossa querida Celina, veio dar uma Oficina 
Com sua simpatia e alegria, encheu o teatro de albergaria 
Com sua simpatia e alegria, deixou toda gente encantada 
A nossa querida Celina, veio dar uma Oficina 

Encontram mais fotos deste evento na página de facebook deste blog.

Sem comentários: