sábado, 27 de junho de 2015

Agenda - O "Stéreo" no Curtas em Vila do Conde

No Curtas Vila do Conde, o palco do cinema não prescinde do esplendor da música. Em Stereo, as imagens e os sons são trazidos ao espectáculo através dos filmes- concerto, lugar de celebração do cinema e da música, onde os filmes são acompanhados de sons ao vivo, protagonizados por bandas portuguesas emergentes.


 Em 2015, o grande destaque vai para os norte-americanos Lambchop, marcando o arranque da tour europeia da banda. O grupo liderado por Kurt Wagner sobe ao palco no último dia do Festival, a 12 de Julho às 22:00 no Teatro Municipal de Vila do Conde, numa das raras actuações dos Lambchop em solo nacional.

A banda natural de Nashville, conhecida pelo seu som country-rock alternativo e tom melancólico, vai musicar ao vivo um filme de Bill Morrison produzido pela Curtas Metragens CRL. Utilizando a sua técnica de remontagem de material de arquivo, Morrison faz uma viagem pelo cinema mudo português, entre os anos 10 e 30 do século XX, aproveitando o abundante arquivo da Cinemateca Portuguesa, numa surpreendente obra do cineasta que será apresentada em estreia mundial.
Na segunda parte do espectáculo, os fãs dos Lambchop terão a oportunidade de ouvir alguns dos temas da banda. Com mais de duas décadas de carreira e 11 álbuns de estúdio, os Lambchop destacam-se internacionalmente por desafiarem as convenções numa mistura de ritmos e experiências que resultam em apresentações únicas e de rara beleza.
Para esta 23ª edição do Festival estão também confirmados vários espectáculos que vão juntar diferentes estilos através de artistas como:
You Can’t Win, Charlie Brown, no sábado 11 de Julho
Frankie Chavez no sábado 4 de Julho
Garcia da Selva (com Norberto Lobo como convidado) na quarta-feira 8 de Julho
Bruno Pernadas & Ensemble na sexta 10 de Julho .
Os portugueses You Can’t Win, Charlie Brown vão musicar um filme mudo de 1914, “Maudite soit la guerre”, realizado por Alfred Machin. O filme, uma cópia singular pintada à mão, conta a história incrível da rivalidade da guerra e de um amor impossível.
Frankie Chavez continuará o passeio pela história do cinema musicando “The Good Bad Man”, de Allan Dwan, de 1916. A obra, protagonizada por Douglas Fairbanks, percorre a história do Oeste americano e conta com a participação técnica de D.W. Griffith.
Por sua vez, Bruno Pernadas & Ensemble actuará sobre um filme clássico de Buster Keaton, “Steamboat Bill, Jr.”, de 1928.
Estes três espectáculos são também uma homenagem do Curtas à história da sétima arte.
Garcia da Selva, juntamente com Norberto Lobo, fará uma interpretação de uma selecção de excertos fílmicos denominada “Framed by a Second”, construída a partir de material de autores como Cláudia Varejão, Gabriel Abrantes, João Nicolau, João Onofre, Julião Sarmento, Miguel Soares, Natcho Xeca, Salomé Lamas, Sandro Aguilar e André Trindade.

Sem comentários: