quarta-feira, 19 de abril de 2017

Trêsporcento – Território Desconhecido


Há já muito tempo que o terceiro disco, é considerada a “prova de fogo” de qualquer banda, nem sempre a ele chegam e os casos em que nele se saem com distinção, são até um pouco raros. No caso de “Território Desconhecido” posso desde já dizer que os Trêsporcento passam esta prova com distinção.
 Seria muito mais fácil, continuarem a fazer mais do mesmo e, eventualmente, manterem quem já os admira, a segui-los. Mas o que eles fizeram, foi mandar essa “segurança às malvas" e arriscaram.

 Arriscaram desde logo com um dos produtores – Flak - mais experimentalistas que podiam escolher e, dessa parceria nasceram oito, na realidade nove, canções que não entram à primeira, mas que vão crescendo em nós, a cada audição.
"Tempos Modernos" é o seu segundo single:
Este “Território Desconhecido” é para se ir ouvindo e descobrindo, pois são muitas as subtilezas sonoras que impregnam este disco. Desde teclados a sopros, passando por dedilhados de guitarra, muitos são os momentos em que eles surpreendem.
O Tiago, mantém a sua poesia semi-enigmática e está a cantar de uma forma mais calma, mas nem por isso o disco fica “nhónhó”. Carregado de momentos explosivos, entremeados como momentos de acalmia, é fácil afirmar com convicção que estamos perante um grande disco.
Por agora o meu tema preferido é “O Poder do Espanto”, a faixa que leva o mítico número 7, mas isto é só para o caso de ter de me pedirem para destacar um tema. Porque, no fundo, este disco vale pelo seu todo, e é assim que deve ser ouvido. Do princípio ao fim, de preferência com poucas interrupções.
Vou continuar a ouvi-lo e descobri-lo, mas vou já classifica-lo como Excelente, pois é disso que se trata. Um Excelente disco!

Sem comentários: