quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Agenda: 10º Aniversário D'A Certeza da Música

Vai ser uma festa bonita!
Pois é, de repente 10 anos passaram num instante, agora chegou o tempo de celebrar.
Para a festa do décimo aniversário, e à semelhança de edições anteriores, decidi juntar três nomes que irão seguramente fazer com que a celebração seja memorável.
A abrir a noite, pelas 21h, antes da música, vamos inaugurar uma exposição de fotografia, da autoria do Jorge Buco (brilhante fotógrafo, músico e não só) com as imagens de João Aguardela que ele foi fazendo ao longo dos anos.
A escolha dos músicos acabou por ser bastante fácil, se não vejamos:
Os Lobo Mau, são uma banda quase desconhecida que reúne dois ex-membros dos TV Rural com a Lília Esteves, fazem música que merece ser espalhada pelo mundo e de que gosto tanto que decidi rapidamente convidá-los a vir até à Fábrica das Ideias.
Vi o Tio Rex num concerto no Mercado Negro e fiquei maravilhado com a pessoa e com a sua música, Depois de o ver, ouvir e conhecer, tornou-se obrigatório trazê-lo.
As Señoritas, foram melhor disco do ano de 2016,  para este blog, com o seu primeiro álbum e já tinha um sonho antigo de as trazer à festa, foi desta.
No final da noite ainda podem contar com um DJ Set meu, composto por muita da música feita por portugueses que me acompanhou durante estes dez anos e antes disso até.
Falta dizer que nada disto seria possível, sem a preciosa ajuda do Projecto 23 Milhas a quem nunca vou conseguir agradecer devidamente.
Ah e os bilhetes de acesso a esta maravilhosa festa custam a módica quantia de 6€ e podem ser adquiridos aqui.
Apareçam que vão gostar.




Exposição de Fotos de João Aguardela
10º Aniversário d’A Certeza da Música

Integrada na Festa do 10º Aniversário do blog A Certeza da Música, vai estar a exposição de fotos que o talentosíssimo Jorge Buco (antigo membro dos Sitiados), conseguiu que o João Aguardela deixasse que ele captasse.
O autor do blog, que nasceu como uma homenagem ao João Aguardela , ao saber da existência desta exposição, fez todos os esforços para que ela viesse até há Fábrica das Ideias. Para ele, esta exposição é uma espécie de “cereja no topo do bolo” que tornará as memórias deste 10º Aniversário, em algo eterno.


A Certeza da Música

Há dez anos, João Aguardela, um dos mais históricos criadores de música em Portugal, deixou de poder fazê-lo. 
Quando recebeu a notícia, Joao Nuno Silva ficou em choque. Foi por isso que decidiu fazer algo que pudesse homenageá-lo e, pouco tempo depois, surgiu A Certeza Da Música, nome emprestado de uma canção de Sérgio Godinho. Era, é, um misto de montra da música nova com um repositório da memória da música em Portugal, num exercício que demonstra o quanto esta é uma poderosa máquina do tempo. 
Chegado ao décimo aniversário, e seguindo essa mesma linha - passado, presente, futuro - o blog convida Lobo Mau, Tio Rex e as Señoritas para a celebração: os primeiros sem nada editado, Tio Rex no primeiro disco, as senhoras primeiro, com muitos anos de casa e de Naifa. Um dia para celebrar a vida e a certeza da música.

-
Tio Rex
Não é nenhum dinossauro e tem mãozinhas que bastem para desbravar as cordas com que conta as suas histórias de alguns desamores e não só. Tio Rex, também conhecido como Miguel Reis, é um cantautor setubalense que, recorrendo a delicadas composições de guitarra e munido de uma voz grave, tem vindo a construir o seu próprio imaginário autobiográfico, que, de disco para disco, vai ganhando novos capítulos e abordagens alusivas ao mundo que o rodeia. 

-
Lobo Mau
Sem medos. Lobo Mau é um coletivo de músicos cujo trabalho assenta na ideia de total partilha autoral na composição de obras literário-musicais que vagueiam no espetro que engloba o rock independente e a canção popular portuguesa. Uma guitarra eléctrica, duas vozes, uma feminina e outra masculina, e as histórias e vivências que caracterizam os seus timbres, servem de mote a todo um processo criativo de extrema partilha que tem vindo a resultar num repertório original, desinibido e sem artifícios, actualmente em fase de consolidação para ser levado a ouvidos disponíveis para a nova música portuguesa. Para que é que temos ouvidos tão grandes? Para os ouvir melhor.

-
Señoritas
Depois dos dois primeiros discos Acho que é meu dever não gostar (2016) e As Saudades que eu não tenho (2018), que deram a conhecer ao público um dos novíssimos projectos da nova música portuguesa, as Señoritas vieram para ficar. O projeto de Mitó Mendes (A Naifa) e Sandra Baptista (A Naifa/Sitiados), gira em torno de um universo feminino, com uma atmosfera densa e bem portuguesa. 
Numa abordagem singular, canta-se a vida de uma forma crua e directa. As músicas, todas originais, são da autoria da própria banda. É nosso dever gostar muito.

Sem comentários: