quarta-feira, 6 de março de 2019

10º Aniversário d'A Certeza da Música - Report

10º Aniversário d’A Certeza da Música
2 de Fevereiro de 2019 - Fábrica das Ideias

Nestes tempos em que parece que apenas se dá valor ao imediato e que o ontem, já foi há muito tempo. Este vosso amigo tem mantido, com mais ou menos regularidade, este blog ainda vivo. Não por falta de matéria-prima, pois, felizmente a música feita por portugueses tem tido bastante quantidade e qualidade, mas porque se torna difícil manter o ânimo para “alimentar” o blog. Hoje quase tudo se resume a “likes e loles” e à “ditadura” da imagem ou da modinha mais recente, e tudo o que tenha mais de três linhas, passa a ser um enorme texto que custa muito ler.



Assaltado por esses sentimentos díspares, quando dei por ela, A Certeza da Música estava a chegar à bonita idade de 10 anos. Tinha de fazer algo “em grande” para marcar a data e rapidamente se “desenhou” o programa na minha cabeça, mas para que resultasse, precisava dos cúmplices ideais, e o certo é que eles surgiram e sem o enorme apoio do 23 Milhas, nada disto teria acontecido.

Foi um dia de emoções fortes, que abriu com os Lobo Mau a banda composta pela Lília Esteves, pelo Gonçalo Ferreira e pelo David Jacinto, estes dois já cúmplices dos, infelizmente, extintos TV Rural, e que aqui contaram com a participação especial do, também ex-TV Rural, João Pinheiro. Este novo projecto que conta apenas com dois temas no bandcamp, foi a grande surpresa da noite. Eles souberam agarrar o público e agarraram o público logo nos primeiros temas.

Após este concerto, fomos inaugurar a exposição do fotógrafo Jorge Buco (também ex-músico dos Sitiados) que retratou de forma sublime, várias fases da carreira do João Aguardela, o Ricardo Alexandre, autor da biografia sobre o João, deixou-nos algumas palavras que emocionaram todos os presentes e deram o mote para o resto da noite.

Logo de seguida, no Convés, foi a vez do Tio Rex apresentar as suas canções, com um início um pouco acidentado, dado o barulho das conversas entre os presentes, foi preciso alguma “luta” para conquistar a atenção do público, mas assim que lhe deram ouvidos, a coisa melhorou bastante. Foi pena a falta de atenção do público que perdeu muitas das pérolas que o Miguel nos deu a ouvir.

A terminar os concertos, novamente no auditório principal, as Señoritas deram um concerto cheio de emoções pouco disfarçadas que aumentou grandemente o carácter único desta celebração.

A rematar, veio a festa total abrilhantado pela selecção musical deste vosso amigo, também conhecido como DJ Johny Red, que só com música feita por portugueses, pôs todos os resistentes a divertirem-se e a dançar.
É com o coração cheio de gratidão que deixo o meu obrigado à excelente equipa do projecto 23 Milhas, a todos os músicos, e claro a todo o público presente que transformou esta noite em algo mais que um “simples” aniversário de um simples blog. 

Podem ver a foto-reportagem completa na página de facebook deste blog.

As fotos dos bastidores e as dos concertos.

Sem comentários: