O Jorge Palma deu uma entrevista muito interessante ao i, os mais distraidos podem lê-la aqui.Também podem ver o video que está lá colocado, mas eu prefiro ler...
O Jorge Palma deu uma entrevista muito interessante ao i, os mais distraidos podem lê-la aqui.
Comemoram-se hoje dez anos desde que foi realizado o referendo em que o povo de Timor decidiu que queria a independência da Indonésia. O povo português na altura esteve sempre como o povo de Timor,as manisfestações foram muitas, chegámos a ter as janelas todas decoradas de bandeiras brancas a mostrar essa afinidade com uma luta justa.
Eu já andava a ficar preocupado, tenho um video do Sérgio Godinho (inspirador do nome deste blog e ao qual ainda não tinha feito nenhuma referência, mea culpa!) para colocar à mais de um mês, e hoje é que reparei nesta notícia do dia 23, que me dá uma desculpa terrível para o poder colocar.


Os Tibetan Freedom Concerts já existem há alguns anos, como poderão conferir aqui.
Free Tibet! Libertem o Tibete!
Este é um filme que ainda hoje mexe comigo. Tanto que ainda não o revi, as histórias cruzadas são excelentes, todo o filme é acima da média. A música também ajuda, neste filme descobri a Aimee Mann, com a sua bela voz e as suas belas canções, a ela voltarei mais tarde, noutro artigo.
Palpita-me que os "The xx" vão ser muito queridos aqui pelo nosso país. O seu disco de estreia já levou 4 em 5 na Mojo e na Uncut de Setembro. Eu já os ouvi aqui e acho que a votação é merecida.
Como já devem ter reparado, além da música, outra coisa que gosto muito, é de fotografia. Hoje que se comemora o seu Dia Mundial, decidi deixar a foto que eu mais gosto de sempre, feita por Robert Doisneau. Se clicarem aqui, têm acesso ao Blog de uma amiga, onde se encontram fotos do meu fotógrafo preferido de sempre, o Robert Capa .
Estando nós a passar pela famosa estação tola, para outros silly season, e eis que a RTP se "passa dos carretos"(mas em bom!) e desata a passar uma série de boas Séries, passe a redundância. Estou farto de puxar pela cabeça e não me lembro de uma televisão tão boa em Agosto, nem dá vontade de sair à noite. É o "Rockefeller 30" e esta fantástica "Californication", com episódios novos, mais a reposição do "Conta-me Como Foi", que eu espero que seja uma preparação para a próxima série, mais o "Dexter" na Fox e o que vai passando no AXN. Enfim, nada como boa televisão para fazer companhia e subsituir os amigos ausentes de "vacances".
Os filmes de Pedro Almodóvar são sempre recheados de vários tipos de Mulheres, vários tipos de Homens e um cruzamento entre as duas coisas, tudo isto, claro, bem acompanhado de amores sofridos, depressões e drogas quanto baste. Com ele até a morte mais sanguinária tem sempre a sua piada.
É hoje que começa a primeira jornada da Liga Sagres que eu espero que me venha a trazer muitas alegrias. Para lembrar um dos muitos cruzamentos entre música e futebol (muitos no mundo, poucos em Portugal), deixo o video de uma das melhores músicas de bandas portuguesas sobre futebol. É dos Despe e Siga, chama-se "Astro da Bola" é passa aqui na versão galega que passava no programa infantil da TVG, "Xabarin Club", que chegou a editar vários discos de nome "A Cantar Con Xabarin" e para os quais foram convidados alguns grupos portugueses, entre eles, além dos Despe, também participaram o Julio Pereira e os GNR.
A primeira vez que vi os Delfins foi, como provavelmente a maioria das pessoas, no festival da canção em 1985, as camisas de surfista à lá Beach Boys deu a ideia que eles iam lá a brincar, o júri castigou-os com o último lugar, mas eu não deixei de achar piada à actuação. Em 1987 saiu o primeiro álbum – Libertação, munido do seu primeiro single: “Canção do Engate”, na pista de dança este tema era sempre um sucesso.
Se há banda que eu tenho pena de não ter visto ao vivo, essa banda é Tédio Boys, ainda por cima eles estiveram em Aveiro e deram um grande concerto no antigo Bar da Associação e eu, nem me lembro bem porquê, não pude ir ver.
Como já devem saber, o David fonseca está a gravar o futuro álbum, ainda sem nome, que deverá sair em Outubro deste ano. O primeiro avanço desse esperado disco é o tema "A Cry 4 Love", tema esse que pode ser "sacado" aqui. Espero que gostem, eu gostei bastante, se o álbum vier ao mesmo nível já não é mau.
Quando os Primitive Reason surgiram (a banda já existia desde 1993) com o seu álbum de 1996- Alternative Prison, a surpresa e o impacto foram enormes . Este foi o single que os lançou:
Do filme não me lembro grande coisa, creio que era uma história de amor entre teenagers, o produtor foi o recentemente falecido John Hughes. Já a banda sonora contava, entre outras bandas, com os Smiths e com os inesquecíveis Psichedelic Furs e o seu "Pretty in Pink" que já existia antes do filme e foi posteriormente remisturado para este.

A Amy Arena apareceu p'raí a meio de noventa , numa onda completamente politicamente incorrecta e eu acho piada, principalmente a este "Excuse Me". E lembrei-me dela até por uma perspectiva de mostrar que todas as décadas têm boa música, não é preciso ir sempre, para os oitentas, como se não existisse mais nada. Ela agora anda a fazer outro tipo de música que podem ouvir aqui, mas só por este single já valeu a pena, atenção à letra, é do melhor...
Para poder ver estes aqui:
Hoje deu-me para lembrar o verão de 1991. Foi precisamente no início do mês de Agosto desse ano que, após uma longa e dura época de exames de primeiro ano de Universidade, acompanhei a família a “contragosto” para umas férias em Vila Nova de Milfontes. Mal sabia eu que iam ser umas férias bem “bacanas”, na primeira semana dediquei-me quase em exclusivo ao descanso, à leitura e à escrita de cartas para um amor recente, sim, sim escritas quase diariamente, pois na época não haviam e-mails nem sms nem nada dessas modernices. Alimentar paixões só escrevendo ali “no duro”, era preciso ter muita dedicação. As noites, como ainda não conhecia ninguém, eram passadas no saudoso Cinema Girassol, tão bem descrito neste Blog.
Já passaram mais de vinte anos desde as "loucas" seis semanas de concertos de beneficiência a favor da Amnistia Internacional, o Human Rights Now que comemoravam os 40 anos da declaração dos Direitos do Homem. Esta série de concertos contava com estes artistas:
e passou por quinze Países, alguns deles nunca tinham visto um espectáculo assim, tais como a Hungria, onde conseguiram entrar mesmo com o muro ainda erguido, Índia, Zimbabwe e Costa do Marfim. Nalguns destes locais os concertos foram maioritariamente gratuitos.
A série chama-se Rescue Me, de vez em quando passa na Fox, outras vezes na Sic ou na Sic Radical, e conta as aventuras e desventuras de um bombeiro que sobrevive ao 11 de Setembro. No seu genérico tem uma "malha" fantástica que pertence ao The Von Bondies e que também foi utilizada no filme, já referido por mim noutro artigo, "9 Songs".