quinta-feira, 28 de outubro de 2010

José Mário Branco em Estarreja

Foi um Cine Teatro completamente cheio que acolheu o grande José Mário Branco, na noite de sábado, a média de idades era seguramente superior à que assistiu a Lloyd Cole, mas havia também gente que não perdeu a oportunidade de ir aos dois concertos, até porque o bilhete deste um dava desconto para o outro, coisa que nos dias de hoje não se deve descurar.
À hora marcada lá apareceu o homem que com a sua voz e acompanhado apenas com a sua viola, encheu a “alma” de todos os presentes.
O tema “Uma vez que já tudo se perdeu” abriu a noite, dando uma estranha sensação de actualidade que iria continuar durante toda a actuação.
O segundo tema foi “Charlatão” que logo teve de ser interrompido pois a “actualidade da canção é tanta que até me engasgo”, frase que arrancou os primeiros risos à sala.
A capacidade de comunicação de José Mário é enorme e os momentos em que ele conta a história de algumas canções, são deliciosos.
Gostei de ficar a saber que o “Fado em Dó Maior” foi muito criticado na época porque um revolucionário nunca podia “estar triste!”.
É incrível a maneira como as suas canções tão bem descrevem a realidade, o sofrimento do quotidiano, como em “As Canseiras da Vida” ou aqueles que conseguem viver sem princípios, como em “Do que Um Homem é Capaz”, mas também a força daqueles que não se deixam vender nunca, como em “Casa Comigo Marta”.
Por duas vezes Sophia de Mello Breyner vou recitada e lembrada, com a voz do cantor, até parece que os poemas ganham mais força.
Antero de Quental também é evocado em “De Pé (Antero)”, tema escrito no “banco onde o poeta decidiu terminar a vida”, como o cantor nos contou.
Para o final veio o excelente “Inquietação”, tema muito aplaudido e “Eu Vim de Longe” que foi cantada por todos em coro.
Depois de uma ovação com toda a sala em pé veio o primeiro encore com “Sem Deus Nem Senhor” e, após outra ovação, um verso de “F.M.I.” antecedeu “A Cantiga é uma Arma”, canção que fechou este concerto/recital que seguramente deixou todos satisfeitos e com vontade de o ver mais vezes.
Aqui fica o alinhamento completo.
As fotos são do Ângelo Fernandes e na página do facebook deste blog encontram mais algumas.

Sem comentários: