quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Frankie Chavez no Armazém do Chá

Na noite que o Armazém do Chá dedicou às One Man Band, a Maria João de Sousa esteve lá fotografou e escreveu esta bela reportagem do concerto e carreira de Frankie Chavez, que só me deixa ainda com mais vontade de assistir a um concerto deste grande músico.
Foi convidado para baixista dos Toranja. Viajou para Barcelona e Austrália onde teve aulas de jazz, tocou na rua, conviveu com músicos de lá; teve uma dupla: França & Mandala e criou os Beringela Amarela, mas é como Frankie Chavez que compõe a música que reflecte as suas influências musicais, que ficam das suas viagens, bem como de Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps e Ry Cooder, principalmente.
Podem conhecê-lo melhor em www.myspace.com/frankiechavez ou www.reverbnation.com/frankiechavez.
Dos últimos trabalhos destaca-se o tema “The Search”, música oficial do Rip Curl Pro Search 2009 e a participação na banda sonora original de: “Pare, Escute, Olhe”, documentário de Jorge Pelicano.•
Em Março de 2010 lança o seu EP de estreia "Frankie Chavez" pela Optimus Discos, disponível para download legal e gratuito em:
http://www.optimusdiscos.com/discos/frankie-chavez
Antes do EP participou na colectânea "Novos Talentos Fnac 2010" e o seu 1º álbum tem edição prevista para os meses de Março/ Abril de 2011.
Ele define-se a si próprio, da seguinte forma:
“Frankie Chavez sou eu no mais profundo do meu ser. Na partida para uma viagem, na chegada de uma aventura, na partilha de um som, na confusão de um país longínquo. A música está comigo onde quer que esteja. Gosto de associá-la a cheiros, momentos ou lugares. É aí que ela surge. É aí que ela me completa. É aí que ela me leva quando mais tarde quero lá voltar.(…)
Neste EP tentei ser o mais fiel e honesto possível àquilo que mostro ao vivo. Uma guitarra, uma voz e a percussão que estiver ao meu alcance. É o que tenho e é o que uso. Os temas são "blues oriented" e são crus como os blues pedem. As letras são histórias de quando a minha mente vai viajar. Sou eu na madrugada dos maus caminhos, na alucinação da sobriedade, sem máscara ou obrigação.”
Ao vivo conquista o público pela forma como toca e pela força que transmite com a sua música.
Depois de um concerto a que assisti em Guimarães que me comprovou a qualidade que ouvia em disco, de um showcase em V.N.de Gaia a que não consegui chegar a tempo de ouvir uma única música e de um outro concerto numa noite gelada de Inverno em plenos Jardins da Cordoaria no Porto. Concerto este, que tardou em começar por indicação da organização e quando já nos “esquecíamos” do frio, eis que chega a PSP e decide dar ordens para acabá-lo. Apesar disso Frankie Chavez, juntou-se ao público e tocou mais um tema para felicidade dos presentes.
Todas estas "peripécias" deixaram--me ainda com mais motivos e vontade de voltar a ver um concerto dele. Esse desejado regresso ao Porto deu-se no passado sábado e teve um sabor ainda mais especial, pois era também o dia do meu aniversário.
Pouco faltava para a 1 da manhã, quando subiu ao palco e deu inicio ao concerto com o tema: “I don’t Belong”.
A sala estava bem composta e enche quando se ouvem os primeiros acordes. O público fica preso ao som de cada guitarra, que usa em cada música que é tocada, embora não conseguisse ver muitas expressões pois ocupei os lugares da frente, eram bem visíveis os movimentos e as manifestações de satisfação a cada “espreitadela” que dava em redor, já sem falar nas reacções sonoras que denunciavam satisfação no que ouviam!
Concerto curto demais, cerca de 50 min, para tanta qualidade e bom ambiente que ali se tinha criado.
O músico deixa o agradecimento ao Armazém do Chá, pela boa música que lá leva e ao Porto e pelo clima de festa com que o recebe sempre.
Para mim, fica a memória de um excelente concerto com um músico, que se entrega no que faz e que com a sua música como que me transporta, para as suas viagens.
Fico a aguardar por um concerto “completo”, daqueles em nome próprio, sem palcos para partilhar e sem tempo tão reduzido. Espero que com a saída do álbum, tal seja possível e que se verifiquem muitas actuações pelo país fora.
Foi sem dúvida uma noite muito especial, com um especial reforçado para a actuação de Frankie Chavez.

Os Próximos Concertos vão ser:
Dia 25 de Fevereiro em Beja na Galeria do Desassossego às 22h30m
Dia 26 de Fevereiro em Faro na Sociedade Recreativa Artística Farense às 22h30m
Dia 27 de Fevereiro em Faro na Fnac AlgarveShopping às 17h com entrada livre.

Maria João de Sousa_21 de Fev.’11

Sem comentários: