quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nuno Rancho + Indignu em Esposende

A Maria João de Sousa, a quem agradeço, esteve em Esposende e ver os concertos de Nuno Rancho e dos Indignu e mais uma vez partilha com A Certeza da Música aquilo que viu e ouviu:
Na passada 6ª feira dia 04 de Fevereiro, ou já dia 05, visto os concertos terem iniciado depois da 00h30, eis que sobe ao palco do Kastrus River Klub: Nuno Rancho - www.myspace.com/nunorancho.
Já conhecia algum do seu trabalho, mas foi a 1ª vez que assisti a um concerto dele.
O músico de Leiria que iniciou o seu percurso em 2002 com:
Whellchair (2002 - 2004) - www.myspace.com/oldwheelchair
Kyoto (2004 - 2009) - http://www.kyototheband.com/
Texas Killer Bee Queen - www.myspace.com/texaskillerbeequeen
The V-Men - www.myspace.com/thevmen
Team Maria - www.myspace.com/teammaria
Mas é com “Unready Demo” que se estreia a solo e revela uma mistura de influências que passa por Andrew Bird, Radiohead, Rufus Wainwright ou Damien Rice.
O concerto não foi longo, mas foi o suficiente para com a sua simplicidade, voz e guitarra me prender ali. Fez embalar corpo e mente, foi muito bom mesmo e ainda contou com a presença de Jimmy dos Indignu.
O ambiente estava criado e muito bem e eis que se seguem os Indignu - www.myspace.com/indignu.
Banda de rock alternativo ou há ainda quem descreva o som como "completamente universal", "um rock alternativo cheio de interessantes variações", "pinceladas de pós-rock ambiental, uma planície sonora maioritariamente melancólica, mas que amiúde é abanada por explosões de distorção e raiva pós-rock", "compostos por uma intensidade que ao vivo se mostra ainda muito mais descomplexada", e um álbum que "é preciso ouvir para sentir".
Surgiu em finais de 2003 na cidade de Barcelos por vontade de Afonso, Xico e R.dm, a eles juntou-se mais tarde Jimmy e por fim Ketas, ficando então formada a banda no início de 2004.
Com o EP “Manifesto Anormal do Fundamento”, os Indignu apresentam o seu trabalho de uma forma persistente um pouco por todo o norte e centro do país. Entretanto já sem Tojo e Xico forma-se um quarteto – Afonso (guitarra/voz/melódica), Jimmy (guitarra/voz/xilofone/orgão vintage/kazoo), Ketas (bateria) e com o recente elemento Mateus (baixo/piano).
Em Janeiro de 2009 em Viana do Castelo com o produtor Paulo Miranda avançam para o álbum que começa a rodar nas rádios em Março, "...um incêndio a partir de dentro...", que contém os temas "Prenúncio" e "duzentas promessas para um mundo melhor". Este último conta com as participações especiais de Valter Hugo Mãe na letra e Nuno Rancho na voz.
O álbum "Fetus in Fetu" saiu em Março de 2010 a promoção do disco passou pelas lojas Fnac, por todo o país, em geral e ainda pela Galiza. Com estes concertos eles tiveram a oportunidade de partilhar palco e cartaz com nomes como Mão Morta, Linda Martini, Pg.lost da Suécia, Khuda de Inglaterra ou Why Go de Espanha.
Alcançam o 20º lugar como melhor álbum de 2010 e o tema "duzentas promessas para um mundo melhor", foi nomeado uma das melhores canções, segundo os leitores da Blitz; a escolha para os melhores álbuns de 2010 pelo blogue A Trompa; os locutores e ouvintes de Santos da Casa (RUC) elegeram "Carruagem dos magistrados" como o 10º melhor tema do ano sendo ainda o álbum escolhido para a lista dos melhores de 2010.
A 1ª vez que os vi, foi no auditório do Círculo Católico de Operários de Barcelos, gostei do concerto, mas achei que foram um pouco penalizados pelo som. Volto a um concerto deles no passado verão no Festival Barco Rock Fest e ai já funcionou melhor, embora para mim o som também estivesse demasiado “estridente”( mas isso foi ponto comum em todos os concertos que por lá passaram), mas a banda esteve muito bem, no entanto e como diz o ditado: “à 3ª é de vez” e para mim, este foi um excelente concerto.
Marcava o encerramento da tour “Fetus in Fetu”, o local era bastante agradável e depois da magnífica 1ª parte por Nuno Rancho, entregam-se à música que contagia o publico.
Dou destaque aos temas: “Rafaela”, “Choro da Saudade”, "duzentas promessas para um mundo melhor" que contou com a participação de Nuno Rancho, para mim um dos pontos mais altos do concerto, pois se já se trata de um dos meus temas preferidos, com todos ali à minha frente, esteve muito melhor!
A encerrar o concerto, o tema:”Suicida Oração”, onde a participação do público foi mais que evidente.
Não houve encore, embora tenha sido pedido e eu fiquei com vontade de repetir a experiência!!!

Maria João de Sousa_08 de Fevereiro’11

Sem comentários: