segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Aniversário da Cakes & Tapes no Mercado Negro

Na passada sexta-feira, dia 9 de Setembro, o Mercado Negro em Aveiro acolheu a festa do primeiro aniversário da editora aveirense Cakes & Tapes. Uma das poucas editoras nacionais, que promove artistas numa rota que se diferencia do mercado normal, pela edição numerada de cassetes, feitas em pequena escala e de forma quase artesanal para além de uma sólida e bem construida pagina na internet onde grande parte do catálogo está disponível para download gratuito.
 A festa contava com uma exposição do “artwork” criado ao longo deste primeiro ano de existência da editora, dois dj’s sets, um a cargo dos TaperWares e outro do Renatto e ainda um showcase dos A Jigsaw.
A galeria do Mercado tinha presente o trabalho gráfico criado ao longo do primeiro ano da editora. Na exposição estavam presentes capas do primeiros registos The Shilohs - The Shilohs EP e Yuni In Taxco - Yuni In Taxco, assim como do ultimo lançamento da editora Tiny Island Teeth, dos norte-americanos Lizzard Kisses este em versão especial com cinco capas diferentes numa simpática forma de edição especial de aniversário.
 O som da sala vermelha estava a cargo da dupla Taperwares. Com uma sonoridade indie a dupla animou com sons menos convencionais, revisitando grande parte dos artistas representados pela editora, o publico presente, que na sua maioria, aguardava pelo inicio do concerto.
 Na zona do bar, Renatto já “mexia” o vinyl com sons mais dançáveis acompanhado com projecções diversas que compuseram o ambiente frenético que compõe esta área da associação cultural.
Já quase o relógio estava a marcar a meia-noite quando os Conimbricenses A Jigsaw entraram em cena no auditório do Mercado Negro.
 À sua espera estava uma plateia uniforme e compacta, demonstrando o interesse que a banda conquista no mercado aveirense. Vieram marcar a noite de uma forma impar. Não são uns meros meninos novos a tentar dedilhar uns sons e receber umas palmas pela música que fazem.
 Já contam com vários anos de estrada, e isso leva a uma conquista instantânea desde o primeiro acorde. A voz de João Rui, que também toca guitarra, harmónica e banjo, imprime o andamento do concerto juntamente com Jorri nas percussões e Susana Ribeiro no Violino, castanholas e xilofone.
Um verdadeiro brigadeiro a sonoridade desta banda, que nos levou a saborear de uma forma diferente a musica. Considerado excelente por alguns e verdadeira delicia para outros, recomenda-se a quem estiver por Aveiro a 17 de Dezembro marcar presença no concerto de promoção do terceiro registo de originais da banda.
Mais informações sobre a festa e da editora em http://cakesandtapes.com ou na página do facebook em http://www.facebook.com/cakesandtapes.
Resta-me desejar continuação do excelente trabalho que vêm desenvolvendo, esperando que dure por muito mais anos…

Texto e Fotos Gentilmente Cedidas por Miguel Estima

1 comentário:

a Jigsaw disse...

Obrigado João :)