sábado, 3 de dezembro de 2011

Xícara em Estarreja

 No passado dia 28 de Outubro, no Bar do Cine Teatro de Estarreja e graças ao Festival OuTonalidades da d’Orfeu, confirmou-se aquilo que desde que tinha assistido ao showcase de apresentação do EP da banda, eu já suspeitava.
Nessa noite em que aquele espaço encheu, fiquei com a certeza que os Xícara são uma das melhores bandas do momento a tocar música de inspiração no tradicional português, embora dizer só isto seja um pouco redutor, pois dentro da música deles caibam ainda muitos géneros que não apenas o tradicional.
 Penso que a melhor maneira de descrever a música dos Xícara é dizer que eles fazem Música Muito Boa Mesmo!
A “receita” é muito simples, juntam-se cinco músicos de excelência – David Viegas: baixo, voz, Hélder Costa: braguesa, bandolim, cavaquinho, Nuno Cachada: guitarra clássica, Pedro Gonçalves: percussão e Rui Ferreira: piano, acordeão – a uma voz – Carla Carvalho – que encanta, convida-se outro excelente músico – David Ricardo Leão – para algumas colaborações ao vivo e em estúdio e “tempera-se” tudo com grandes poemas de autores portugueses, o resultado é algo único que nos marca para toda a vida.
 Desde os primeiros acordes este grupo cativa-nos e deixa-nos quase sem palavras.
Foi um prazer imenso ouvir um concerto completo deste grupo, mesmo sem uma qualidade do som ao nível da quase perfeição do grupo, valeu bem a pena ter ido vê-los.
 Fiquei com a certeza que todos os que foram até Estarreja ficaram com a impressão, tal como eu, que os Xícara são uma banda do “Caraças!”

Neste concerto já mostraram temas suficientes para um álbum que se torna urgente, é importante o registo, para que haja cada vez mais gente a conhecê-los por cá e por lá fora também. Até para mostrar que Portugal, não é só fado.
 Só espero que continuem o seu percurso e que sejam ouvidos por muitos, como merecem!

Sem comentários: