quarta-feira, 3 de abril de 2013

António Zambujo no Cine Teatro de Estarreja - Report

 
Ao contrário da estreia, como ele lembrou, com cerca de 40 pessoas a vê-lo, há cerca de dois ou três anos atrás, foi com sala esgotada que o Cine Teatro de Estarreja recebeu António Zambujo, no passado dia 16 de Março.
Além da companhia do público que o recebeu muito bem, estavam também o Bernardo Couto na Guitarra Portuguesa, o José Miguel Conde no Sax, o Ricardo Cruz no Contrabaixo e, em estreia absoluta, o Miguel Veras, que também costuma acompanhar Júlio Pereira, no Cavaquinho e na Guitarra.
Desde o primeiro minuto, instalou-se uma espécie de encanto infinito. As canções interpretadas por António Zambujo têm essa faculdade, cativam-nos e deixam-nos numa espécie de hipnose que dura até depois de acabarem as canções. A sua simpatia, o bom humor e o virtuosismo dos músicos que o acompanham, fazem o resto.
O repertório passou por todos os seus discos. As suas introduções bem-dispostas alegraram-nos e as canções levaram-nos ao seu Alentejo Natal, passando pelo Brasil, por África e desaguaram em Lisboa, donde são alguns dos fados que cantou.
“Algo de estranho acontece” na volta que ele dá aos temas, pois mesmo as versões têm um estilo tão próprio que parecem ser só dele, o estilo é de tal forma próprio que se torna difícil classificar, é fado, é tradicional, é quase pop, é jazz, enfim é tudo de bom.
Ao fim de cada tema havia uma ovação, às vezes até a meio de alguns deles, quando demos por ela já tinham sido cantadas 19 canções e o concerto estava a terminar, assim num instante, sem se dar pelo tempo a passar.

Mesmo assim ainda tivemos direito a mais dois temas no encore, que abriu com uma lindíssima versão de Foi Deus – tema tornado popular pela voz de Amália – acompanhado apenas pelo contrabaixo, depois, já com todos em palco, foi tocado “Amor de Mel, Amor de Fel” que fechou com chave d’ouro.
Foi uma noite daquelas que vão ficar na memória de todos, para toda a vida.

O Alinhamento Completo foi: 
Casa Fechada 
Algo de Estranho Acontece 
Fortuna 
Queria conhecer-te um dia 
Flagrante 
Lambreta 
Guia 
Rua dos Meus Ciúmes 
Apelo 
Fado Desconcertado 
Toada 
A Tua Frieza Gela 
Fado da Vida Bela 
Noite Estrelada 
Nilagrário 
Zorro 
Barroco Tropical 
Não me dou longe de ti 
Reader’s Digest 
Encore: 
Foi Deus 
Amor de Mel, Amor de Fel

Sem comentários: