domingo, 2 de fevereiro de 2014

OuTonalidades 2014 - Inscrições Abertas


A 18ª edição do OuTonalidades, que decorrerá no próximo Outono por todo o país, anunciou já o período de inscrições para grupos, de todos os géneros musicais, com prazo até 16 de Fevereiro. Os grupos são convidados a participar naquela que é a única rede nacional dedicada à música ao vivo de pequeno formato. O OuTonalidades promove, anualmente, a circulação de dezenas de projectos emergentes, que encontram neste circuito uma oportunidade de chegar a novas geografias e a novos públicos.


O “OuTonalidades – circuito português de música ao vivo” tem dado palco a cada vez mais novos e interessantes projectos, apresentando-os por todo o país numa grande rede constituída através de parcerias entre Espaços de música ao vivo e a d’Orfeu Associação Cultural, que promove e coordena o evento desde 1997. A participação no circuito é uma oportunidade para grupos de todos os géneros musicais beneficiarem da reconhecida mais-valia que este evento assume na circulação da música ao vivo em Portugal.
Para além disto, em 2014, é novidade o facto de as inscrições de grupos estrangeiros serem condicionadas ao estabelecimento de intercâmbios internacionais, potenciando também a circulação além fronteiras da música portuguesa. O processo de inscrição dos grupos decorre exclusivamente online, numa plataforma informática que se transformará em montra junto dos promotores e programadores de espaços de música ao vivo após o período de pré-selecção.
Na última edição inscreveram-se 326 grupos, sendo pré-seleccionados cerca de 100 projectos e programados 33 concertos de 21 grupos. Além do essencial financiamento por parte dos Espaços que acolherão os concertos – cuja adesão acontecerá numa segunda fase - e de vários apoios oficiais, os próprios grupos também contribuem para a sustentabilidade do evento, com uma jóia simbólica por cada inscrição, com vista à viabilidade do evento num panorama nacional de crescente desmobilização da iniciativa cultural.
 Está dado início a mais um grande OuTonalidades, o mais antigo evento d’Orfeu, que vai para a sua 18ª edição consecutiva.
Para mais informações, consultar o sítio oficial http://www.dorfeu.pt/outonalidades, contactar outonalidades@dorfeu.pt ou utilizar o formulário de esclarecimentos existente na plataforma online.

Sem comentários: