terça-feira, 24 de março de 2015

Agenda - Westway Lab Festival 2015


De 10 a 18 de Abril, o Westway Lab Festival proporciona uma interacção privilegiada entre artistas e público e desdobra-se em vários momentos, desde residências artísticas, talks, conferências PRO, showcases e concertos. Ao longo de uma semana, Guimarães dá assim corpo a um festival inovador que traz à cidade muita música e criatividade ao reunir um conjunto de artistas nacionais e internacionais, consagrados e emergentes, para uma série de actividades que têm como objectivos fundamentais provocar encontros, estimular processos criativos, formular soluções para percursos profissionais e apresentar mostras autorais consolidadas.

Após uma 1ª edição em 2014, o Westway Lab Festival 2015 assenta em 3 eixos fundamentais: Processo (residências artísticas), Pensamento (conferências PRO) e Produto (showcases e concertos). É a partir de Guimarães que Portugal lança uma rede única de colaboração com a Europa através do Westway Lab – evento integrante da família European Talent Exchange Program (ETEP) – no âmbito da música independente e do circuito profissional, num momento de importante transformação da indústria e com a criatividade cada vez mais na ordem do dia.
Tudo começa no dia 10 de abril, no Centro de Criação de Candoso, onde músicos nacionais e internacionais se encontram para formar 4 grupos de trabalho, tomando por ponto inicial a partilha das ideias e a experimentação enquanto processo que haverá de provocar cumplicidades artísticas que serão desvendadas depois em showcases finais. E para que haja uma real contaminação com a normal vida da cidade, estes artistas disponibilizam-se para falar sobre esta vivência original em espaços públicos referenciais de Guimarães. Nos dias 16 e 17 de abril, o Westway Lab sai, assim, para as ruas e funde-se com a cidade nas denominadas talks. Nestes dias, os artistas espalham-se por locais emblemáticos da cidade e respondem a perguntas sobre os processos criativos, numa conversa informal entre os profissionais e o público em geral. Após a 1ª edição do Westway Lab em 2014, as talks foram identificadas como um momento favorito de muitos dos participantes internacionais.
No dia 16, às 22h00, o Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor acolhe o primeiro showcase resultado do trabalho em residência, seguido do showcase ETEP de Fismoll, artista polaco que toca um folk despretensioso, com elementos pop, num tipo de música que chama a atenção para os detalhes mais pequenos do som. Na noite seguinte, 17 de abril, à mesma hora e no mesmo local, há mais um showcase fruto das residências artísticas a que se segue o showcase ETEP dos islandeses Young Karin. Este jovem duo tem dado que falar em sites como DIY, UnderRadar e MTV, após o lançamento do seu primeiro EP. O som de Young Karin conta com influências de hip hop e pop avant-garde e já foi comparado aos melhores exemplos do Art-Pop escandinavo.
Nos dias 17 e 18, decorrem ao longo de todo dia as Conferências PRO que terão lugar no Palácio Vila Flor. Este programa propõe encontros com profissionais nacionais e internacionais da música, especializados nas mais diversas competências da indústria musical, sendo o primeiro evento PRO em Portugal ligado à rede ETEP – European Talent Exchange Program. Aqui, apresentam-se um conjunto de propostas e modelos de negócio que possibilitam o desenvolvimento deste ecossistema. Estas conferências proporcionam momentos únicos de networking com profissionais internacionais tais como managers, agentes, music supervisors, labels, e outros representantes do setor. A importância do networking e as novas realidades como a problemática da realidade digital são temas em foco nestes encontros diurnos.
A 2ª edição do Westway Lab Festival encerra com chave de ouro numa entusiasmante noite, a 18 de abril. Nesta data, todos os espaços do Centro Cultural Vila Flor vão ser inundados por música num extraordinário momento de celebração de uma semana de festival. Para começar, às 21h30, o Pequeno Auditório do CCVF abre as portas para receber os já conhecidos Sensible Soccers. No final da atuação dos Sensible Soccers, o público é convidado a rumar ao Grande Auditório do CCVF para mais dois grandes concertos. Às 22h30, a sala abre para saudar Noiserv e Blaudzun. A maratona de concertos termina no Café Concerto do CCVF, às 24h00, com Mr. Herbert Quain.
Os bilhetes para os concertos do Westway Lab Festival já se encontram à venda, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro Cultural Vila Flor, Lojas Fnac, El Corte Inglés, Worten, entidades aderentes da Bilheteira Online, e via online em www.ccvf.pt e oficina.bilheteiraonline.pt. Através de um passe geral no valor de 12,00 euros é possível assistir a todos os concertos que terão lugar no dia 18 de abril. Os showcases, bem como as talks, têm entrada livre.
Toda a informação relativa ao Westway Lab Festival, bem como sobre as formas de inscrição nas Conferências PRO, encontra-se disponível em www.ccvf.pt, bem como no site do evento: http://westwaylabfestival.com/.

Sem comentários: