segunda-feira, 27 de abril de 2015

Jennifer Castle e Éme no Mercado Negro - Report

Sabe bem voltar à época dos candeeiros emblemáticos de outros concertos no Mercado Negro. Em tempos até se sabia que quando o organizador da programação desta sala alternativa de Aveiro, descia com o candeeiro era sinal que o concerto começaria dentro de dez minutos. Estórias aparte, no dia 23 de Abril eram duas as propostas.



 A começar a noite estava o Éme, alter-ego do lisboeta João Marcelo, que lançou o EP "Passa-se alguma coisa estranha aqui" em 2011 e o álbum "Gância" em 2012, tendo lançado mais recentemente o "Último Siso". Os temas fazem recordar alguns dos companheiros deste rapaz como o Walter Benjamin ou o B Fachada, num estilo mais tosco, mas uma delícia para quem aprecia.
Mas a “verdade” da noite viria a seguir com o concerto da singer-songwriter canadiana Jennifer Castle. Conhecida por ser bastante activa na cena de Toronto, Jennifer Castle tem colaborado e partilhado palcos com Owen Pallett, Fucked Up, Doug Paisley, Ryan Driver, Bahamas e muitos outros artistas locais.
 O seu primeiro disco em nome próprio - após vários lançamentos como Castlemusic - “Pink City”, produzido por si, Dave Clarke e Jeff McMurrich, e adornado pelos sempre certeiros arranjos de cordas de Pallett, rendeu-lhe elogios um pouco por toda a parte. Apresentou o disco pela primeira vez em solo europeu, numa exclusiva tour ibérica a cargo da Cakes &Tapes. Com uma decoração natural de flores bravas da época (com Maias e Alfazema), o calmo numa luz muito densa, fazendo os jovens deliciarem-se ainda mais pela sua música e menos pela forma como era apresentada.
Com uma voz densa de um folk cru e nu, o concerto de caris naturalista do mais folk canadiano, foi a verdadeira delicia para um auditório faminto de bom folk que há muito não via por Aveiro.

Mais fotos na página de facebook deste blog.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: