domingo, 11 de outubro de 2015

Crónicas de Verão - Parte V



Meu querido mês de Agosto é o título da última Crónica de Verão da autoria de Miguel Estima, espero que gostem de ler sobre as suas experiências aqui relatadas.


Escrevi até agora quatro textos de eventos que marcaram o meu Verão em terras Nortenhas, ou pelo Norte de Portugal ou pelo Sul da Galiza. Saltei deliberadamente o mês de Agosto. Não por falta de oferta cultural, mas por tantos eventos, muitos deles em simultâneo que levam a uma articulação muito grande.
Cada vez mais esta zona encontra-se na rota de férias de muitos Portugueses e Galegos, não sendo de estranhar que muitos do eventos estejam cada vez a ficar cheios de público. Poderia concretizar esta ideia na praia de Formariz, local emblemático e bucólico do rio Coura, mas vou tecer os meus comentários noutros sentidos.
2015 foi ano da maioridade da mais velha bienal de arte deste país. A Bienal de Cerveira que já conta com 18 edições, abriu as portas ao público em finais de Julho, e foi local de excelência, com vários espectáculos performativos, quer ligados à dança ou à música. 
Com inegável qualidade, muitas vezes este tipo de actividades tinham falta público…
A sexta edição do Bluesoul Caminha, que aconteceu de 11 a 13 de Agosto, desta vez na Praça da Republica em Vila Praia de Âncora, com três propostas do Porto: os Allma, Jukebox e por último Kiko & The Jazz Refugies, três noites com bom blues. 


Se na primeira noite estava algum chuvisco que poderia “afastar” o público, a coisa melhorou no segundo dia, apesar de um ventinho desagradável se instalar na praça. Tenho ficado estável na noite do Kiko. Mais uma vez “dá Deus nozes a quem não tem dentes”. As cinquenta cadeiras da assistência foram em demasia. Para concertos muito bons, com excelente qualidade. Não cheguei a dizer que ambas as actividades que escrevi até este momento eram de acesso gratuito.
A romaria do Stoner aconteceu no fim-de-semana de 14 e 15 de Agosto. Estou a referir-me ao SonicBlast Moledo. Esse festival, que acontece em Moledo do Minho desde 2011, destaca-se pelos ritmos mais rockeiros. Está afirmado na rota peculiar deste estilo musical. Não fosse a chuva a marcar presença, certamente que as actividades na praia como o surf ou mesmo os skates teriam tido melhores oportunidades.
Já a rumar para o final do mês. Aconteceu em Vilar de Mouros um concerto histórico. UHF deram o seu primeiro concerto no palco do Vilar de Mouros. Tinham sido convidados a estar presentes em 1982, mas só em 2015 é que conseguiram. Foi um concerto que ficará marcado em Vilar de Mouros.

A terminar o mês ainda destaque para o concerto de Teresa Salgueiro, que aconteceu dentro do ciclo “Cerveira Acústica” em Vila Nova de Cerveira. Na primeira data agendada (15 de Agosto), chovia desalmadamente, coisa que se voltou a registar desta vez, mas mudaram o local do espetáculo, acontecendo no pavilhão municipal. Para quem teve a oportunidade de ver Madredeus na sua formação original com Rodrigo Leão e Pedro Ayres Magalhães, ouvir a Teresa a solo é bom, mas nada como a banda mítica do início da década de 90.


Sem comentários: