terça-feira, 25 de julho de 2017

Valentin Caamaño – Green with Envy



Por Miguel Estima
Surpresas boas acontecem-nos quando menos esperamos. Foi isso que aconteceu quando recebemos o segundo disco de Valentin Caamaño. O guitarrista de Santiago voltou a editar um disco e que disco. Desta vez juntou-se aos músicos Juyma Estévez no contrabaixo e de Andrés Rivas na bateria.
Caamaño presta uma grande homenagem a um dos guitarristas americanos mais importantes do século passado: Grant Green. Com uma forte presença no soul jazz e blues jazz, deixando um forte legado musical, sendo um dos artistas representado pela Blue Note durante a década de sessenta.
O disco começa logo com Matador tema composto por Green e gravado em 64, mas que só viu a luz do dia após a sua morte em 79. Para além dos temas de Green ainda de destacar neste disco duas composições de “The Kicker” de Joe Henderson e “Oleo” de Sonny Rollins, dois nomes grandes do hard bop, referência incontornável do disco de Caamaño.   
Editado pela Free Code em Fevereiro deste ano, o disco é uma excelente companhia para estes dias de verão, numa viagem, ou na praia, fazendo sempre uma boa companhia num momento do nosso dia.

Sem comentários: