quarta-feira, 8 de julho de 2009

Galiza III

Um dos grupos que fiquei a conhecer nas minhas viagens à Galiza foram os Berroguetto, composto por Anxo Pintos, multi instrumentista que entre vários instrumentos toca Sanfona, Guadi Galego, Voz e Gaita, Quico Comensaña, principalmente Bouzouki, Santiago Cribeiro, Acordeão, Quim Farinha, Violino, Guillermo Fernandez, Guitarras e Isac Palacín, Bateria e percussões. A banda que já conta com mais de dez anos de história e com quatro álbuns editados, todos premiados, e são: "Naviculária" de 1996, "Viaxe Por Urticária" de 1999, "Hepta" de 2001 e, por ocasião do décimo aniversário o álbum "10.0" de 2006. Já tive oportunidade de os ver ao vivo em Àgueda e ainda trago esse concerto na memória. São uma das bandas que, com a sua sonoridade, conseguem levar a Galiza a todo lado. Em 2008 a vocalista Guadi Galego sai do grupo para abraçar novos projectos e é substituida por Xabier Dias.
Hoje que estou cheio de saudades da Galiza, vou apenas recordar dois temas ainda cantados pela Guadi, um "Fusco" do "Viaxe por Urticária" e outro "Xente" do mais recente álbum "10.0".
Dia 25 de Julho eles vão estar em Ponte da Barca e eu aconselho a quem possa que não perca este grande grupo em concerto, não se vão arrepender.

Sem comentários: