sexta-feira, 18 de junho de 2010

Festas de Abrantes 2010 - Melech Mechaya

Para o primeiro dia oficial das festas, vieram os Melech Mechaya, banda que nos trouxe sons klezmer e muita, mas mesmo muita animação. Entraram ao som de um instrumental e começaram logo em grande, com o Freylach 6.8, desde o início o ritmo de festa contagiou todas as pessoas presentes. Assim se espantou o frio que caiu sobre a cidade, depois de um dia inteiro de chuva intermitente.
A capacidade de comunicação do grupo em palco é enorme, o público ficou rendido logo nos primeiros temas, depois os Melech só tiveram de "dar ordens" que eram imediatamente cumpridas.
O espírito de festa e comunhão foi tão grande que chegou a ser organizada uma roda de dança no espaço que ia do palco até à mesa de som, a empatia entre os músicos e o público foi enorme.
A postura e o virtuosismo do grupo surpreendeu-me bastante, esperava alguma qualidade, mas nunca tanta.
O disco, que acabei por comprar no fim do concerto, é só uma pequena amostra daquilo que os Melech Mechaya conseguem fazer ao vivo.
O concerto era para ter sido maior, mas infelizmente, devido ao facto de estarem a partilhar o palco, a actuação teve de ser encurtada. Mesmo assim ainda deu tempo para apresentarem duas excelentes versões, uma foi o clássico português "Chapéu Preto" que aqui tomou uma forma bem bonita e diferente do que estamos habituados a ouvir, outra foi o grandioso "remate final" feito com o já bem conhecido "Miserlou" que nesta versão não ficou a perder nada para outras versões cheias de electricidade.
Aconselho qualquer a não perder a oportunidade de ver ao vivo os Melech Mechaya, festa, alegria e diversão não faltarão.
A "receita" da festa em Abrantes foi esta:

Sem comentários: