quarta-feira, 13 de abril de 2011

Expensive Soul em Aveiro

Fundados em 1999 por Demo e New Max, os Expensive Soul chegaram aos discos em 2004, com “B.I.”. O sucesso foi tão surpreendente e imediato, o seu “hip-hop” rimado em português em conjunto com as suas influências que fizeram da música a sua maior paixão: “soul”, “funk”, “rythm’n’blues” e “reggae”e a colaboração da Jaguar Band, ajudaram a construir o seu som.
Em 2006 sai “Alma Cara”, tradução directa e literal do nome da banda, do qual saem três singles, “Brilho”, “13 Mulheres” e “1ª Fila”.
Depois de um pequeno interregno em que New Max lança o seu “Phalasolo” que passou os 50.000 downloads legais e gratuitos, chega o ano de 2010 com “Utopia”, o mais recente álbum que tem andado a ser tocado ao vivo e cujo recente espectáculo acústico esgotou a Casa da Música no Porto e o Cinema S. Jorge em Lisboa.
No passado sábado não foi nesse formato que eles tocaram na Feira de Março, foi mesmo com a “electricidade” toda a topo. Claro que a plateia ainda é composta maioritariamente por teenagers, mas a música do grupo já deixou há muito esse “estigma morangos com açúcar” que os marcou no início da carreira.
O que se ouve agora é um som cada vez mais evoluído, dentro das influências que os orientam desde o início.
Acompanhados pela competentíssima Jaguar Band e com um coro de um homem e duas mulheres donos de vozes poderosas e cheias de soul, os concertos, como este, ficam logo com a classificação de “5 estrelas”.
Com o público sempre a seguir as “ordens” emanadas, quase sempre por Demo e por vezes por New Max, a festa e a dança estiveram sempre presentes.
As canções iam-se sucedendo e a animação não parou, várias vezes era proferidas palavras de carinho por Aveiro que eram sempre correspondidas pelo público que no final se juntou em grande número para passar um bocado com estes, já amigos, Expensive Soul.
Fiquei sem qualquer tipo de dúvida que estamos perante uma grande banda que sabe fazer a festa e que eu, quando tiver oportunidade, não deixarei de os ver novamente.
Aqui fica o alinhamento completo desta grande noite de música.

Sem comentários: