terça-feira, 31 de maio de 2011

Quase Famosos - O Cenáculo

Tal como indica o nome da Banda "O Cenáculo" que significa em qualquer dicionário vulgar, "reunião de pessoas com interesses comuns", este projecto tem como fundadores e compositores Vasco Arizmendi e Carlos Raposo, por ele já passaram músicos de estilos muito diversos, desde o jazz, à música tradicional, ao reggae, à música clássica.
Esta partilha de estilos, influências e experiências faz do Cenáculo um projecto em constante evolução o que faz com que se realize em pleno, o "conceito" que dá nome ao projecto.
Eu descobri-os pela net e foi amor à primeira audição e acredito que o mesmo aconteça com aqueles que os vão ouvir depois de lerem este artigo/entrevista.
Na altura em que lhes enviei umas perguntas para os conhecer melhor, ainda só estavam disponíveis duas canções no facebook da banda , agora já ouvi mais algumas e continuo a adorar. Agora só me falta satisfazer a curiosidade de os ver ao vivo. Pode ser que bons ventos os tragam cá a Aveiro ou a qualquer sitio onde eu os possa ir ver.
Aqui fica o resultado da nossa conversa à distância:
Como é que nasceu o grupo? Há quanto tempo?
O Cenáculo nasceu espontaneamente em 2008. Eu (Vasco Arizmendi) e o Carlos Raposo decidimos compor temas num quarto improvisado de estúdio, tendo a promessa que iríamos compor para nós e que jamais iríamos mostrar esses temas a alguém. Digamos que víamos o Cenáculo como um refúgio do nosso dia-a-dia. Entretanto, sem sabermos bem como, quando reparámos, estávamos em palco. E, agora, não nos vemos de outra forma!

O que os Inspira?
Em poucas palavras diria que o que nos inspira são as palavras e a música. Aliás, neste projecto, estes dois elementos são indissociáveis. Pensamos que o Cenáculo tem o seu imaginário próprio que se traduz numa multiplicidade de temas. No entanto, é impossível ao Cenáculo dissociar-se do seu tempo e da forma como as pessoas são tratadas numa lógica perversa onde tudo é inevitável.

O que pretendem fazer como banda? E que públicos pretendem alcançar?
Pretendemos dar concertos até que as vozes nos doam e que os dedos não possam mais. E pretendemos fazê-lo para todo o público, sem excepção.

Que músicas têm já prontas além das duas que já se podem ouvir na "Bandpage"?
Do EP fazem parte quatro temas: Vai na Sombra, O Zé, A Bailarina e Todo o Dia, que julgamos serem os mais adequados como forma de apresentação e promoção da banda, além destes temas de apresentação temos um alinhamento de cerca de 13 temas que esperamos poder divulgar em breve.

Já têm prevista alguma edição em disco e concertos?
Felizmente, concertos temos tido muitos. Poderão consultar na nossa página no Facebook (onde inclusive podem descarregar algumas das canções gratuitamente) ou Myspace. Relativamente à gravação de um disco ainda não temos previsão. Uma proposta será bem-vinda!

Sem comentários: