terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Contracorrente - EP de Estreia


Para ti, de quem eu guardo o nome 
Quando o inimigo grita, eu canto. 
Quando me rouba, eu canto. 
Quando me prende, eu canto. 
Quando me tortura, eu canto. 
Canto. Canto. Canto. 
Canto, até ele não suportar mais meu instrumento de tortura. 
Cantiga é mina que mata. 
É remo contracorrente. 
Porque correntes, só as do teu abraço. 

Odete Ferreira

Dos palcos para o disco, "Contracorrente" lança o primeiro registo discográfico a 15 de Dezembro, sob a chancela da d'Eurídice. O espectáculo da d'Orfeu faz homenagem à música de intervenção mundial, reunindo no seu primeiro EP homónimo cinco emblemáticas músicas, incluindo o tema "A morte saiu à rua", galardoado este ano com o Prémio Adriano Correia de Oliveira no Festival Cantar Abril, atribuído à melhor recriação de canções de resistência.
Tal como o projecto em concerto, o EP conta com Sara Vidal (voz), Miguel Calhaz (contrabaixo), Gil Abrantes (saxofone), André Cardoso (guitarra), Rui Silva (percussão), sob a direcção musical de Manuel Maio (bandolim, violino e arranjos).
O disco "Contracorrente" pretende resgatar da memória e reivindicar para a actualidade algumas das músicas e vozes de resistência que marcaram a História do século vinte, nomeadamente "A morte saiu à rua" de José Afonso, "Maré Alta" de Sérgio Godinho, "Txoria Txori" do basco Mikel Laboa, "Canción del Derrumbe Índio" da argentina Mercedes Sosa e "El derecho de vivir" do chileno Victor Jara. Uma volta ao mundo cantada em vários idiomas e um manifesto de que, ainda hoje, resistir é uma forma de existir.

Este EP tem um preço simbólico de 5€ (4€ cartão d'Orfeu). Quero só acrescentar que a este preço, ninguém deve ficar sem prenda de Natal

Mais Contracorrente na página oficial www.dorfeu.pt/contracorrente.

Aqui fica um pequeno exemplo do período de gravações:

Sem comentários: