quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Pedro Abrunhosa e Comité Caviar - Contramão


Já chegou aos escaparates o no disco de Pedro Abrunhosa e Comité Caviar, de seu nome Contramão.
Três anos depois de Longe e depois de uma longa série de, quase sempre esgotados, concertos, chegou a hora de partilhar as coisas novas que tem feito.
E mais uma vez o que temos são excelentes letras que “falam de Amor e de Dor” (como li numa entrevista), onde, seguramente pelo lado da dor, fala também da situação política que temos vivido, como é o caso do excelente “Todos Lá Para Trás”.

Neste disco também entram dois convidados especiais, Camané do fado e Duquende do flamenco.
Com Camané, em “Para os Braços da Minha Mãe”, retrata na perfeição o flagelo da Emigração Involuntária que tem minado o futuro deste País.
Com Duquende, em “Saudade é/Saudade Es”, descreve este sentimento tão nosso, de uma forma que ainda não tinha sido feita aqui pelas “nossas bandas”.
Neste disco, também há lugar a uma sentida homenagem e ao mesmo tempo hino à solidão, feita ao Sr do Adeus, que milhares viram na zona do Saldanha em Lisboa, mas que poucos conheceram ou sequer souberam o que o motivava.
Há ainda lugar para a alegria do amor mais “carnal” que se pode ouvir n’ “A Parte do Meio”, sonoramente uma espécie de continuação do saudoso Não Posso Mais do Viagens de 1994.
Enfim, o testemunho que quero deixar, é de que vale a pena ouvir este álbum como um álbum, nele há quase tudo para todos os gostos, é uma espécie de carrocel musical que me agrada e que vale a pena ouvir e ir descobrindo a cada audição.
Este disco está cheio de emoções e leva a classificação de Bom!

Sem comentários: