sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Agenda - II Festival Internacional de Guitarra de Guimarães


II Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (26 a 29 de dezembro 2015)

Está de volta o Festival Internacional de Guitarra de Guimarães com mais concertos e um novo ciclo de conferências que pretende mostrar como a música pode ser uma janela para o cérebro.
Promovido pela Sociedade Musical de Guimarães, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e sob direção artística do guitarrista Nuno Cachada, o II Festival Internacional de Guitarra de Guimarães (II FIGG 2015) decorrerá de 26 a 29 de dezembro em vários espaços emblemáticos da cidade de Guimarães, nomeadamente o Centro Cultural Vila Flor, Plataforma das Artes e Criatividade, Paço dos Duques de Bragança, entre outros.

 “A música como janela para o cérebro” é o mote para o II FIGG 2015, um festival que junta música, formação e investigação
 É esperada cerca de uma centena de participantes no II Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães”, vertente do II FIGG 2015 que reúne um júri nacional e internacional composto por 11 guitarristas. No total, estima-se uma participação aproximada de 140 guitarristas nas várias rúbricas que compõem o festival.
São cinco os concertos e seis as conferências que ao longo de quatro dias marcam a agenda cultural de Guimarães e a rota nacional e internacional de festivais e eventos dedicados à guitarra clássica. Portugal, Espanha, Uruguai e Alemanha são alguns dos países representados. Entre outros concertistas e orientadores das masterclasses, contam-se o alemão Hubert Käppel, o hispano–uruguaio Ricardo Barceló e os portugueses Pedro Rodrigues, QuarTASTO e Rui Vilhena & Ricardo Coelho.
 “A oferta formativa da edição de 2015 esgotou em pouco tempo, o que demonstra que as escolas continuam promover e privilegiar a participação ativa dos seus alunos neste tipo de eventos. Apesar da instabilidade financeira em que a maioria delas se encontra, causada pelos constantes cortes e atrasos nos financiamentos, o Ensino Artístico dá mais uma prova de vida”, refere o guitarrista Nuno Cachada, diretor artístico do II FIGG 2015.
O II FIGG 2015 tem como novidade, nesta segunda edição, a realização de um ciclo de conferências, tutelado pelo Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM) da Sociedade Musical de Guimarães, em parceria com o Departamento de Neurociências da Universidade do Minho que, em duas conferências, explorará o tema “A música como janela para o cérebro”.
“Em resposta ao desafio lançado pelo Nuno Cachada, apresentamos evidências científicas de como o estudo do impacto da música no cérebro poderá levar a uma melhor compreensão sobre o seu funcionamento”, avança Tiago Gil Oliveira, investigador da Universidade do Minho
Neste ciclo também serão abordadas outras temáticas através da participação de investigadores de várias universidades do país nomeadamente da Universidade de Aveiro, Universidade do Minho, Escola Superior de Educação de Coimbra e Instituto de Estudos Superiores de Fafe.
O II FIGG 2015 tem como objectivo aproximar professores e alunos de guitarra das escolas de música de ensino básico, secundário e superior, de âmbito nacional e internacional.
 Depois de uma primeira edição focada na vertente formativa e pedagógica que colheu elogios quer de especialistas da área, quer de admiradores em geral, o II FIGG 2015 volta com um programa mais alargado, continuando a privilegiar o aperfeiçoamento da performance de guitarra pelos participantes através do contacto com guitarristas conceituados.
Acrescenta, no entanto, através do ciclo de conferências, uma componente científica e cultural que pretende captar um público mais alargado e potenciar uma nova atitude de aproximação à guitarra clássica, instrumento ainda pouco divulgado como instrumento solista.
Festival Internacional de Guitarra para TODOS
Dando continuidade ao empenho de tornar o FIGG acessível a TODOS, a organização do evento, com o apoio da Plural&Singular, um órgão de comunicação dedicado à temática da deficiência, avança com um projeto-piloto do Places4all para descrever a acessibilidade às duas performances musicais que se realizam na sala de concertos do Paço dos Duques de Bragança. ​ ​
PROGRAMA ​COMPLETO

- 26 Dezembro.2015 .

II Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães” 09h00 às 19h00 na Plataforma das Artes e Criatividade .
Concerto Pedro Rodrigues (Portugal) - 21h00 no Paço dos Duques de Bragança

- 27 Dezembro.2015

 II Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães” 09h00 às 19h00 no Centro Cultural Vila Flor
Concerto Hubert Käppel (Alemanha) 21h00 no Paço dos Duques de Bragança
Concerto Rui Vilhena & Ricardo Coelho (Portugal) 23h30 na Casa Amarela

- 28 Dezembro.2014

Masterclasses Hubert Käppel (Alemanha) e Pedro Rodrigues (Portugal) 09h00 às 19h00 nos auditórios da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) e Academia de Música Valentim Moreira de Sá (AMVMS)
Concerto Ricardo Barceló (Espanha/Uruguai)) 21h00 na Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG)

- 29 Dezembro.2014


Masterclasses Hubert Käppel (Alemanha) e Pedro Rodrigues (Portugal) 09h00 às 19h00 nos auditórios da Associação Comercial e Industrial de Guimarães (ACIG) e Academia de Música Valentim Moreira de Sá (AMVMS)
Ciclo de Conferências FIGG 2015 09h00 às 19h00 na Plataforma das Artes e Criatividade
Concerto QuarTASTO(Portugal) 21h00 no Auditório da Universidade do Minho (Guimarães)

CONTACTOS ​
Site: www.festivalguitarraguimaraes.com ​ ​
E-mail: ​ figuitarraguimaraes@gmail.com /​ ​ ​

Sem comentários: