segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

PZ no Festival O Gesto Orelhudo 2015 - Report

Foi no passado dia 2 de Dezembro que Paulo Zé Pimenta (PZ) veio ao Festival O Gesto Orelhudo apresentar o seu mas recente álbum Mensagens da Nave Mãe.
PZ deu-nos quase uma hora de excelente crítica social (por vezes encriptada), algum amor e muito boa disposição, tudo muito bem "embrulhado" na música da Banda do Pijama, que é como quem diz André Simão (Dear Telephone) a fazer magia com a guitarra e as electrónicas e Fernando Sousa (X-Wife) a fazer o mesmo com o seu baixo e também algumas electrónicas, que também ia acompanhando nas coreografias específicas para cada canção.


Acredito que muito do público não estivesse familiarizado com o Imaginário de PZ, mas rapidamente entrou na "cena" e, vendo pelas caras com que me cruzei na saída, ficaram bem satisfeitos com o que viram.
 O que viram foi uma música bem contemporânea que embrulha temáticas bem actuais, apresentadas como quase uma brincadeira. A ironia está sempre presente, bem como alguma acidez que nos põe a pensar. Por momentos passou-me pela cabeça que as canções dele tornam-no numa espécie de cruzamento entre Sérgio Godinho e António Variações, por vezes não sei se o PZ está a dizer coisas sérias enquanto brinca ou se brinca dizendo coisas sérias.
Um caso sério mesmo é o seu disco de 2015 que é uma máquina de singles e que leva um Excelente d'A Certeza da Música!

Sem comentários: