quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Sabão Macaco - O Capitão Sem Medo


Desde sempre aprendi que há sempre, pelo menos, dois lados para uma história e que para tomar uma decisão justa, ambos devem ser tidos em conta. Com O Capitão Sem Medo, novo EP e derradeiro disco dos Sabão Macaco é-nos então permitido saber das razões do Capitão para agir como agiu no Romance da Maria Rita (disco anterior que conta o drama da moça).
São cinco temas que nos dão as razões do amor traído, temos o som para o seu amor à partida para a guerra (Salgueiro à Borda D’água), a descrição do que sentiu (O Capitão Sem Medo), a descrição do que pretende fazer (Fado Por Dinheiro), os sons da sua chegada da guerra (Estação Velha), e o relato do sucedido (Chula das Maças). Claro que nunca concordaremos com a atitude do personagem, mas ficamos a ver o seu lado e o estado de loucura que o atingiu.
Não me lembro de uma despedida de uma banda tão boa, rematam a história e deixam-nos com água na boca para o que ainda poderia vir a nascer da sua criatividade.
Pode até parecer que estou a chorar sobre leite derramado, mas uma banda que consegue cantar histórias assim, nunca devia acabar.
Daqui d’A Certeza da Música levam um Muito Bom e não um Excelente porque é curtinho, mas quem é que gosta de longas despedidas?
Um Bem-haja aos elementos dos Sabão Macaco e que cada um no seu trajecto nos vá dando alegrias musicais, como acontece neste disco.

Sem comentários: