segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Dead Combo e As Cordas de Má Fama no FOGO 2015 - Report


No segundo dia do Festival O Gesto Orelhudo, fomos visitados pelos Dead Combo e As Cordas de Má Fama, um novo espectáculo do duo, que acompanhada pelo trio de cordas composto por Carlos Tony Gomes no violoncelo, Bruno Silva na viola de arco e Denis Stetsenko no violino, trouxe uma nova roupagem para alguns dos seus temas emblemáticos.


Em palco montaram um bar, frequentado por alguns sortudos espectadores, que recria um pouco do imaginário Dead Combo e a boémia lisboeta a eles associada. Os temas foram desfilando no seu ritmo próprio, e cheios de novos pormenores musicais que nos permitiram olhar para muitas das canções conhecidas com outros olhos, mantendo a beleza e qualidade a que nos foram habituando ao longo dos anos.
A capacidade dos Dead Combo se reinventarem já é por todos conhecida, pois em duo ou com a Orquestra das Caveiras, já o tinham feito algumas vezes. Agora, com as Cordas de Má Fama, mostram outro angulo de abordagem à sua música, uma forma nada conformada, sempre a fugir ao óbvio e sempre a surpreender. Só houve um tema que não gostei de ver transformado, por já o achar perfeito na sua forma original, foi ele o Cuba 1970 que sem os metais perde um pouco da sua “mística”. De resto, tudo foi perfeito.


No espectáculo, até temos momentos em que os Dead Combo se tornam espectadores dos Cordas e vão até ao balcão beber um copo enquanto param para respirar e apreciar os convidados mostrar a sua maestria. Também, a certa altura, ficamos todos espectadores num momento em que o Tó Trips mostra a sua genialidade, sozinho com a sua guitarra.
Depois de ter assistido a este espectáculo, se duvidas houvesse, fiquei com a certeza que, em querendo, vamos ter Dead Combo para toda a vida, basta que continuem a inovar assim, sem perderem a “sua traça” e sempre a dar motivos para os irmos ver ao vivo e para comprar os seus discos.
(Podem ver mais fotos aqui)
Que continuem sempre assim a desafiar-nos a cada “coelho” que sacam da cartola!
O alinhamento completo foi:
A Menina Dança? 
O Assobio 
Rodada 
Waits 
Quando a Alma Não É Pequena 
Putos a Roubar Maças 
Povo que Cais Descalço 
Welcome Simone 
Zoe LLorando 
Rua das Chagas 
Radiot 
Manobras de Maio 06 
Sopa de Cavalo Cansado 
Anadamastor 
Cuba 1970 
Arraia 
Rumbero 
Eléctrica Cadente 
Fado a Pilhas 
Hawaii em Chelas 
Lisboa Mulata

Sem comentários: