segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Márcia em Águeda - Report


Foi na passada sexta-feira que a Márcia teve a honra de fazer a abertura do programa de Sextas Culturais de Águeda de 2016. Foi também a sua estreia nesta cidade (que a recebeu enchendo a plateia), o que originou diálogos maiores, do que é habitual, com o público, mas perfeitamente compreensíveis e justificados.


No palco já estava a Lua em Quarto Crescente, tirando qualquer dúvida sobre qual seria o disco base a fornecer canções para o concerto.
Começou por cantar “Mal Menor” por trás de uma janela, mas, logo depois se juntou à sua banda Os Márcia (Filipe C. Monteiro, Manuel Dordio, Rui Freire, David Santos, excepcionalmente substituído pelo Nuno Espírito Santo e ainda Daniel Mestre como guitarrista no primeiro tema) para nos encantar com as suas canções.


De Quarto Crescente (13º Classificado na Lista de Melhores de 2015 d’A Certeza da Música) vieram 10 temas, faltando apenas “Sem Igual”. Também fez passagens pela restante discografia, “Deixa-me Ir”, “Menina” e “Decanto” de Casulo, “Pra Quem Quer”, “Cabra-Cega” e “A Insónia” de e ainda, tocado a solo com a sua guitarra, tal como no primeiro EP - Márcia -, “A Pele Que Há Em Mim”, tema que depois a irai lançar para o conhecimento do público em geral.
A grande verdade é que, mesmo numa noite particularmente fria e cheia de chuva, as suas canções aqueceram-nos a alma.
 Longe vão os tempos da rapariga, aparentemente, frágil e tímida, que, acompanhada por alguns músicos da “família Pataca”, ia desfiando as canções de “Dá” (o seu primeiro álbum) no Passos Manuel no Porto. Agora no seu 3ª álbum (4º disco) mostra uma segurança e uma afirmação que só se pode obter com os muitos concertos com que tem percorrido o país e algum estrangeiro.
 Cheia de segurança e à vontade em palco, sempre bem-disposta e comunicativa, deu-nos um excelente concerto que, para mim, abriu da melhor maneira o ano de 2016 no que a concertos diz respeito.
No fim ainda veio espalhar mais simpatia pelos admiradores que com ela foram ter para fotos, autógrafos e etc.
Mais fotos aqui.
O alinhamento do concerto foi:
Mal Menor 
A Urgência 
Havia 
Ledo Sorriso 
Entre Nós 
Bem Amargo 
Linha de Ferro 
Deixa-me Ir 
Pra Quem Quer 
Menina 
A Pele que há em Mim 
A Insónia 
A Insatisfação 
Bom Destino 
Lado Oposto 
Vem 
Cabra – Cega 
Decanto

Sem comentários: