sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Da Weasel - O Fim

Começaram a banda em 1993 com Pacman, Jay Jay, Armando Teixeira (Balla) e Yen Sung e no ano seguinte lançaram o EP em inglês de nome "More Than 30 Motherfuckers" de onde saiu o tema "God Bless Johnny" que era dedicado ao saudoso bar Johnny Guitar, mas que eu gostava de pensar que era dedicado a mim, cheguei mesmo a usar este tema para encerrar os meus "dj sets" noutro bar saudoso, neste caso para as "gentes aveirenses", que era o B.A.
Em 1995 lançam, em português e com Quaresma na guitarra e Guilherme na bateria - reeditado em 96 com um cd extra ao vivo na Antena 3, já sem a Yen, mas com o Virgul - "Dou-lhes Com a Alma" que imediatamente os pôs no radar de quem acompanhava a música portuguesa. Ali havia algo de fresco para a maioria das pessoas, a força das letras e das batidas mexia com as pessoas, com eles o Hip Hop deixou de ser um som desconhecido.
Depois veio o "3º Capítulo" que os fez subir ainda mais um pouco na popularidade e de onde saiu este "Todagente" que pôs toda a gente a bater o pézinho e a cantar em coro, por esse país fora.
Gosto de destacar este tema por ser uma daquelas canções que conseguia manter a crítica social em alta, mas acompanhada por ritmos alegres, indo um pouco contra aquela coisa do Hip Hop sá falar de coisas sérias num ambiente carregado.
Depois vieram mais quatro álbuns: "Iniciação a Uma Vida Banal - O Manual", último com a participação de Armando Teixeira, de 1999, "Podes Fugir Mas Não Te Podes Esconder" de 2001 - as fotos que apresento aqui são dessa Tour e foram tiradas na Semana da Juventude de Ílhavo desse ano ou do seguinte, já não me lembro bem.
Quaresma, Virgul, Pacman, Guilherme e Jay Jay
O "Re-Definições" em 2004 em que DJ Glue vem completar a formação que passa a sexteto e, o último, "Amor, Escárnio e Maldizer" de 2007. Ainda editaram dois discos ao vivo, um no Coliseu e outro no Atlântico.
Desde o ano passado que não paravam de aparecer projectos paralelos com membros da banda, o Virgul com os Nu Soul Family, o Jay Jay e o Quaresma com Teratron e o Pacman nos Dias de Raiva, o que me fez desconfiar do futuro da banda.
Quem atinge a dimensão e a popularidade que eles atingiram em Portugal, fica sem muito mais para conquistar, talvez seja por isso que eles tenha decidido acabar com o grupo.
Ontem foi anunciado oficialmente o fim da banda, o seu legado musical é enorme e deixa saudades. Só espero que, caso regressem, não seja por dinheiro.
Eu ainda conto que voltem ao som de um "Adivinha Quem Voltou" dos anos "00".

Sem comentários: