quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Lula Pena no Teatro Aveirense

O último concerto a que assisti ao vivo este ano, vai ficar seguramente na minha lista de “Melhores do Ano
Foi a 9 de Dezembro, num Teatro Aveirense de plateia cheia, que Lula Pena “enfeitiçou” todos os presentes com a beleza da sua música.
O pretexto foi a apresentação do magnífico disco deste ano – “Troubador”, a cantora, dona de uma excelente voz, e guitarrista que toca como poucos, foi muito bem recebida.
O “enamoramento” e encantamento, entre o público e Lula, começou com os primeiros acordes e nunca mais teve fim.
Isso deveu-se, não só, à beleza das canções apresentadas, os sete cantos do disco foram tocados na totalidade e ainda houve tempo para algumas visitas a “Phados” (disco do ido ano de 1998 que apresentou esta virtuosa ao mundo), mas também à sua simplicidade, com agradecimentos sinceros no fim de cada tema e simpatia quando chegou a expressar que se sentia como se estivesse em sua casa.
As canções de Lula Pena são pequenas viagens que nos levam das raízes da tradição musical portuguesa mais popular (Zeca incluído) até ao fado, passando pelo Brasil de Buarque e Caetano, por África, pelas línguas castelhana e anglo-saxónica, chegando a França e à sua chanson, tudo muito bem enleado pelos sons obtidos das cordas e pela percussão, algumas vezes simultânea, feita na caixa da guitarra.
Nunca tinha visto ninguém a tocar desta maneira, ainda por cima com uma tão linda voz. Normalmente os grandes guitarristas não cantam, mas esta mulher nega qualquer ideia pré definida que exista sobre esse tema.
O “à-vontade” permitiu uma referência à beleza do fumo de um cigarro como acompanhamento de certas canções, a certa altura também falou da beleza da cidade e da simpatia do público deixavam-na feliz e a falar como raras vezes acontece em concerto.
Essa harmonia e alegria “deram direito” a dois encores que coroaram um concerto fantástico que ficará na memória de todos por muitos anos.
Encontram mais fotos deste e doutros concertos, na página de facebook deste blog.

Sem comentários: