quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pé Na Terra no Hard Club

Na passada quinta-feira 2 de Dezembro, vieram os Pé Na Terra ao Hard Club para apresentarem o seu novo álbum “13” que inclusive já vem rotulado de disco antena 1, o que lhe deixa alguma responsabilidade nos ombros.
A ver pelo esmero colocado nesta apresentação, esta responsabilidade não lhes pesa e é até recebida de bom grado, o que é sempre de salientar, tendo em conta que é apenas o segundo álbum de uma banda ainda recente.
A noite de celebração começou como acaba o disco, que foi tocado na íntegra, com o conto tradicional “se é Sorte ou Azar só o tempo o dirá”, belissimamente interpretado por Ana Lage.
Logo de seguida foi apresentado o vídeo da canção “Escadas de Luar”, primeiro single de “13”, que serviu como entrada dos músicos que arrancaram de imediato com o instrumental original “Água Ardente” que mostra que a banda tem evoluído bastante bem a nível instrumental também, notando-se mais maturidade e segurança no seu som.
Neste disco, além dos originais e arranjos de tradicionais dos Pé Na Terra, também fazem parte a música de Adriano Correia de Oliveira e José Niza e as letras Manuel Alegre e António Gedeão, deste foi cantada a “Fala do Homem Nascido”.
Seguiu-se “Vira dos Seis” que contou com a colaboração do Mauro Passos no bandolim e “Linhares da Terra” que foi dedicado à aldeia de Linhares em Carrazeda de Ansiães onde a banda passou parte do tempo a preparar o disco que agora nos encanta. “As Mãos” trouxe à lembrança Adriano Correia de Oliveira e contou novamente com o Mauro, desta vez a tocar guitarra portuguesa e Paulo das Cavernas no djembé.
O tema “Quero Mais é Sentir” contou com a participação de Carmina Repas que complementou a música com a sua viola de gamba.
O público foi conquistado desde os primeiros momentos e aderiu incondicionalmente a todas as solicitações da banda, dança e aplausos nunca faltaram.
A festa, apenas acalmava com um ou outro tema mais calmo, foi uma constante e com “Escadas de Luar” não faltou um banho de “confetti” tal e qual como se tinha visto no vídeo, a versão de “Farrapeira”, tema tradicional, merece um especial destaque pois está muito boa.
“Pur la Terra” e “Sentir” representaram o primeiro álbum e remataram o belo concerto que acabou sobre uma merecida ovação.
O que espero agora é que “13” seja um número de sorte para os Pé Na Terra e que os leve a tocar por todo o lado, pois eles merecem que o seu disco seja ouvido pelo máximo de gente possível.
O alinhamento completo e as restantes fotos podem ser vistas na página de facebook deste blog.

Sem comentários: