segunda-feira, 8 de agosto de 2011

St Culterra 2011 - Dia 1

Depois de ter descoberto o ST Culterra no ano passado, este ano não podia deixar de ir. Mesmo com um formato um pouco diferente, menos um palco e menos três bandas por noite, o programa era bastante atractivo.
Na primeira noite a abertura coube aos Madame Godard, banda de Viana do Castelo, composta por Juvenal Vieira na Voz e Theremin, Pedro Amaro nas Guitarras e Tompete, Paulo Oliveira nas Teclas e Violino, Paulo Gonçalves no Baixo e José Ribeiro na Bateria, que se eu tiver de classificar a sua música, terei de dizer que é uma espécie de Pop-Rock-Indie muito divertida e “enxuta”. Têm um EP, “Aurora” editado pela Optimus Discos e no ano passado lançaram o álbum “Galapagos”.
Eu só conhecia o EP de onde se destacava o tema “Love is Poker” e o single, “Atlas 1977” do primeiro álbum, que não faltaram no alinhamento. A minha surpresa veio de uma excelente versão de “Spanish Bombs” dos The Clash que aqui quase parece um original dos Madame Godard, o que eu acho que é o melhor que se deve dizer duma versão.
Além destes temas ainda houve tempo para apresentarem duas canções novas e “Ok for Ko” e mais um tema no final, do qual não sei o nome.
O concerto, infelizmente, foi curto, mas durou o tempo suficiente para eu ficar fã e com vontade de os ver mais vezes ao vivo.
A segunda banda da noite foram os Utter, banda de Braga que veio rodar “Empty Space”, o seu mais recente álbum. Notei que já são seguidos já por muitos fãs que os apoiam e gostam bastante do seu som inspirado em bandas como os Dead Can Dance, Radiohead e Sigur Rós. Os Utter souberam corresponder ao apoio dos seus seguidores e deram um concerto competente que agradou à maioria dos presentes.
Os Shout Out Louds eram os cabeças de cartaz e vieram até Santo Tirso espalhar boa música, simpatia e ao mesmo tempo mostrar que são muito mais que “a banda da canção do anúncio dos telemóveis”. Com uma carreira que já vem de 2003 e com três álbuns editados, não lhes faltou matéria-prima para darem um grande concerto.
Com muito mais gente a vê-los que no início da noite, os Suecos conseguiram deixar toda a gente cativada com a sua Indie Pop agradável que faz lembrar muitas bandas que todos nós conhecemos e que nos têm acompanhado ao longo dos anos.
Não posso deixar de agradecer à 1Bigo pela enorme ajuda que tem dado a este blog e ao Miguel Pereira pela cedência da foto dos Utter.

Sem comentários: