quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sétima Legião no Coliseu do Porto

O concerto de encerramento da tour comemorativa dos 30 anos de carreira da Sétima Legião foi no Coliseu do Porto no passado dia 11 de Outubro, uma noite de quinta-feira um pouco chuvosa.
Já próximo das 21h30 as luzes começaram a baixar e o coliseu já estava mais composto, mas não cheio, iniciou-se o concerto e com ele, como que um regresso ao passado.
 Gosto imenso destes concertos com público que já ouve Sétima Legião desde o início e público que cresceu a ouvir Sétima Legião. Eu ouvia Sétima Legião desde pequenina, mas nunca tinha ido a um concerto deles, recordei tantas coisas boas nesta noite…
Havia a promessa de revisitar toda a discografia da banda nesse concerto, bem como a participação de convidados especiais (os Gaiteiros de Lisboa em “Caminhos de Santiago” e “Reconquista” e a colaboração de Manuel Paulo na guitarra) e assim foi. O início deu-se com “O Baile (Das Sete Partidas) ” e os aplausos começaram de imediato; foi um desfilar de boa música, onde não faltaram os grandes êxitos.
Creio que ao quarto tema: “Sete Mares”, levantámo-nos das cadeiras, cantámos e aplaudimos do princípio ao fim da música, foi lindo e o Coliseu também ficou mais bonito, pois nesse momento houve quem aproveitasse para ocupar alguns lugares mais à frente que estavam vazios e assim ficou uma plateia bem mais agradável.

Depois foi um senta/ levanta durante todo o concerto, havia temas em que saltávamos de imediato das cadeiras e “Por quem não esqueci”, foi novamente um deles. Meu Deus, para mim foi o momento mais marcante da noite, parecia que todos cantávamos ainda mais alto e aplaudíamos com mais força!
Por entre os originais, houve lugar para uma versão da "Atmosphere" dos Joy Division, que julgo ter sido também um grande momento para muitos dos presentes.


 Tanto a “Sete Mares” como a “Por quem não esqueci” voltaram a ser tocadas num dos dois ou três encores (perdi-me), é que o público aplaudia e chamava efusivamente de cada vez que os músicos abandonavam o palco, que mesmo cerca das 23h00 aquando do fim do concerto, os aplausos ainda continuaram durante algum tempo e faziam voltar para trás alguns que já estavam fora da sala, mas vinham certificar-se de que já não havia ninguém em palco.
 Já tinha saudades de estar no meio de um público como este: pessoas que estavam ali para ouvirem e viver aquele concerto!
Esta foi sem dúvida, uma noite para guardar no sítio das boas recordações!

Texto e Fotos de Maria João de Sousa e fenther.net

Sem comentários: