quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Agenda - O Dia da Mudança


No próximo dia 12 de Novembro, o Município de Ílhavo apresenta um novo projeto cultural que se vai distinguir pelo seu âmbito policêntrico e multidisciplinar. O projeto contempla os quatro edifícios culturais – Centro Cultural de Ílhavo, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, Teatro da Vista Alegre e Centro Sociocultural da Costa Nova – e engloba também os grandes eventos do município.

Pretende-se criar um novo papel para estas estruturas e traçar uma nova rota nacional e internacional para a cultura no concelho. A apresentação do projecto é feita através de um programa aberto a todos que engloba cinco momentos distintos que passam pela arquitectura, pelo teatro e pela música.
O programa começa por “Olhar por dentro” os edifícios culturais, cujas construções vão desde a época industrial à contemporânea.
Às 11 e as 14 horas, realizam-se duas visitas guiadas pela Talkie Walkie que dão a conhecer os traços, as motivações e influências dos arquitectos que pensaram estes espaços, a sua contextualização no município, os seus segredos e o potencial de cada um nesta nova fase da cultura no concelho de Ílhavo. Em duas horas, quatro espaços.
Pelo caminho, que é feito em autocarros gratuitos cedidos pela Câmara Municipal de Ílhavo, o olhar também escapa para algumas das casas modernas que têm ajudado a tornar a paisagem ilhavense ainda mais memorável.
Às 16 horas, o encontro é no Teatro da Vista Alegre, onde o Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro irá apresentar um concerto com dois quartetos de saxofone, dos seus grupos de formação, espetáculo que marca a nova parceria entre o novo projeto cultural de Ílhavo e a Universidade de Aveiro.
Os autocarros seguem para a Costa Nova, onde a partir das 18 horas António Bastos e a You Band acertarão contas com a música eletrónica. Jazz, tecnologia e música clássica, um cocktail de luxo que promete embriagar o público de emoções, num dos lugares mais admiráveis da região. Depois das 21 horas, três pancadas secas na madeira. "A Constituição” de Mickaël de Oliveira pisa o palco da Gafanha da Nazaré, num espetáculo em que quatro jovens, novos heróis da sociedade, tentam reescrever o documento mais importante do Estado da forma mais moderna de sempre. A noite termina ao ar livre, a partir das 23 horas, debaixo da pala do atual Centro Cultural de Ílhavo, com a atuação e “Outras histórias” dos Deolinda. Uma das bandas mais acarinhadas do público português que fecha o dia da mudança no concelho de Ílhavo. “Se é para acontecer, pois que seja agora”. Programa Sábado, 12 de Novembro
11:00 - Abertura dos espaços / roteiro “Olhar por Dentro” (Arquitetura)
14:00 - Roteiro “Olhar por Dentro” (Arquitectura)
16:00 - Quarteto de Saxofone DeCA, Teatro da Vista Alegre
18:00 - António Bastos & You Band, Centro Sociocultural da Costa Nova
 21:00 - “A Constituição” de Mickaël de Oliveira, Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
23:00 - Deolinda, largo do Centro Cultural de Ílhavo
Todo o programa é gratuito, mas os espetáculos em sala fechada requerem a reserva de lugar.
Os bilhetes estão disponíveis nos Centros Culturais de Ílhavo e da Gafanha da Nazaré, via telefone ou através do endereço eletrónico centrocultural.bilhe@cm-ilhavo.pt e são limitados à lotação das salas. Durante todo o dia, a partir das 10 da manhã, há autocarros gratuitos a circular entre os quatro espaços culturais, com partida nas traseiras da Estação da CP, em Aveiro, de hora a hora.
Os horários podem ser consultados em www.centrocultural.cm-ilhavo.pt

Sem comentários: