terça-feira, 8 de agosto de 2017

Um Dia no Festival Percursos da Música – Report

Festival Percursos da Música -16 de Julho - Ponte de Lima
Texto e Fotos de Miguel Estima
Não é uma reportagem de todo o festival, mas sim de uma tarde muito especial, dedicada à chamada de World Music que inundou a Avenida nos Plátanos em Ponte de Lima e a encheu de verdadeira magia. 

 A começar a tarde esteve o duo do Porto, aCordaPele, com Pedro Viana na viola braguesa e sanfona e Sérgio Henrique no Tar e no Riq. O duo esteve bem para o digestivo, calmo ao som de uma música a lembrar tempos mais remotos, com uma forte influência do folk, e no renascentista. 

Feita a siesta vieram dois Madrilenos animar a tarde. Com composições originais do duo, propuseram uma viagem entre a música popular, com fandangos, valsas e boleros. Com recurso muitas vezes a instrumentos muito característicos, como ossos, bancos de jardim, frigideira, e até vassouras. Isto contrapondo com instrumentos como o violino e o acordeão. A festa instalada com cada vez mais público a assistir, num silêncio atípico para um festival na rua. Quem chegava procurava um lugar e deixava-se envolver pelo ambiente.
 Sobre a batuta do Peixe aka Pedro Cardoso, surge a meio da tarde, a Orquestra de Guitarras e Baixos Eléctricos. Mais de uma dúzia de músicos que vivem essencialmente das guitarras e dos baixos e uma bateria. Uma orquestra com uma sonoridade muito própria, que criaram momentos de fusão entre o rock e pop, num misto de linguagens aliado à exploração do recurso tímbrio inusitado de dezenas de guitarras amplificadas. 
 A chegar ao final dos concertos da tarde, a Orquestra Basarab surgiu no cenário, um projecto inspirado no folclore produzido no território compreendido entre os rios Nistru e Prut no leste Europeu entre a Roménia e a Ucrânia, neste momento Moldávia. Num misto de estilos desde o klezmer, ao gipsy , numa clara influencia ao tradicional, ou folclore tradicional moldavo. 
A formação que veio de Barcelona junta Anatol Eremciuc no acordeão, líder e mentor do grupo, João Silva no violino, Juan Ayala no contrabaixo e Albert Enkaminanko nas percursões. Neste concerto contaram com uma participação especial de uma jovem siciliana Margherita que veio abrilhantar ainda mais o concerto que já de si estava a ser fantástico.
Estes quatro concertos estavam inseridos num projecto maior que se intitula “festival Percursos da Música” que começou no dia 4 de Julho e terminou a 21 de Julho com mais de duas dezenas de espectáculos informais, sempre em locais emblemáticos da vila de Ponte de Lima.

Aqui podem ver a foto-reportagem deste dia.

Sem comentários: