segunda-feira, 11 de maio de 2015

Sandy Kilpatrick em Guimarães - Report

Existem aqueles espaços culturais que ao final de algum tempo tornam-se a nossa casa. Um concerto por muito que seja numa sala grande, ou relativamente grande, acaba por converter-se rapidamente na nossa sala de estar. Esta sala intimista foi o cenário convertido na noite da passada sexta-feira 8 de Maio no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flôr.


 Na assistência, poderiam estar alguns que foram saber quem era esse Escocês de nome Sandy Kilpatrick, mas na sua grande maioria eram amigos do músico e familiares. Aqueles que na sua grande maioria sabem as letras dos temas, e que fecham os olhos e viajam com o Sandy pelas verdejantes terras, sejam elas do Minho ou da fria Escócia. Este amante de Portugal, já lançou dois registos de originais por cá, e mais uma “catrafezada” de EP’s.
Aprendemos sempre alguma coisa, e desta vez fiquei a saber, pela voz do Sandy, que as sardinhas também se regateiam no supermercado que não gosta do 1º de Maio, mais particularmente na agência localizada em Famalicão, cidade que o músico adoptou como sua na última década. A última vez que o vi, ele estava em tour com os Pilgrims of Light, num registo mais dançável, já que os Pilgrims eram músicos do trad-folk, propicio a essas danças. Passados sete anos desde esse concerto no Mercado Negro, Sandy encorpou-se numa versão mais indie-folk, numa visão mais profunda no songwriter mais clássico de guitarra e voz.



Já neste concerto de Guimarães veio acompanhado de Edgar Ferreira na guitarra eléctrica e acústica, Zé Barroso no Trompete e ainda da virtuosa contrabaixista, Sofia Ribeiro. Em promoção do mais recente “The Shaman’s Call”, álbum que verá a luz do dia a meados de Junho deste ano, o concerto que foi curto, mas muito bonito. Ficou profundamente marcado pela simplicidade com que o Sandy apresenta os temas que vai tocando.

Foi uma belíssima noite em Guimarães nesta primavera simpática de 2015.

Encontram mais fotos na página de facebook deste blog.

Texto e Fotos de Miguel Estima

Sem comentários: