sexta-feira, 30 de junho de 2017

Gonçalo Leonardo Quarteto - East 97th

Apreciação de Miguel Estima
A verdade é que tenho andado a ouvir tanta música ao vivo, que não tenho andado muito atento ao que vai acontecendo de lançamento jazzisticos. Este despertou-me logo o interesse, por ter um dos mais brilhantes pianistas que conheço o Yago Vásquez, e por ter sido gravado em Nova Iorque, onde a fama do jazz é mais vincada. E mais um pilha de coisas boas. Meti conversa com o Gonçalo e logo de imediato enviou-me o disco. E vim a descobrir este quarteto fantástico.
Logo de inicio da audição, deparamos com uma sonoridade claramente lusitana. Tem aquele toque de saudade, intrínseco, que percorre os vários segundos como de passos de tratasse numa caminhada pelas ruas da capital. É desse melancolismo, por vezes quebrado pelo piano do Yago como em “easy going”, que esta jornada nos transporta. O contrabaixo do Gonçalo é calmo, sem mostrar uma pujança de líder, conduz o quarteto de uma forma muito bem trabalhada, como em “Train Talk” ou num “Spring Beat”. O clima de festa instala-se no “Just a Folk Song”, terminando este disco com Loken, onde proliferam as improvisações colectivas de todos os participantes sendo eles: André Matos na guitarra e Tommy Crane na bateria, o já mencionado Yago Vázquez no piano e rhodes e o Gonçalo Leonardo no contrabaixo.
Mais um brilhante disco da Robalo Music, a editora mais indie dentro do jazz nacional, que merece todo o nosso carinho pelas excelentes propostas que nos vai apresentando.

Nota: Muito Bom

Sem comentários: