quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Morcheeba + The Pains of Being Puring At Heart – Festa do Marisco – Report

Festa do Marisco - O Grove - 14 de Outubro
Morcheeba + The Pains of Being Puring at Heart
Texto e Fotos de Miguel Estima
No passado sábado 14 de Outubro fui até O Grove na Galiza, localidade que fica perto da mais famosa praia e estância balnear de Sanxenxo.
A localidade do Groveé conhecida, também,  pela festa do marisco que decorre habitualmente no mês de Outubro.


Já aqui referi que hoje em dia é habitual e “normal” a mistura de música e comida. Ainda bem que existe música nas festas da comida e vice-versa. Daí que foi uma semana intensa de concertos com bandas para todos os gostos e géneros musicais. Como a distância ainda é um factor a ter em conta, a minha única opção acabou por ser o último dia de concertos onde estavam os The Pains of Being Puring At Heart e Morcheeba.
The Pains of Being Puring At Heart foi uma grande surpresa, depois de os ter perdido muito perto do Grove, em 2014 estiveram na Illa de Arousa numa das últimas edições do festival do Norte. A banda de Kip Berman, veio cheia de pujança, para mostrar o mais recente The Echo of Pleasure lançado na Europa no inicio de Setembro.

Como seria de esperar desta banda Nova Iorquina o concerto de abertura da noite foi um grande concerto, com uma energia inesgotável, dando valor a uma formação com mais de uma década de estrada e quatro LP lançados.
Em tour pela Espanha, na altura que estou a redigir este texto, todas as criticas são unânimes, no power ao vivo desta banda.

Morcheeba era “a banda” da noite. E em tudo se via que assim o foi. Primeiro o publico que estava na pequena tenda, não cabiam mais de mil pessoas, eram jovens ou diria mesmo adolescentes quando “Who Can You Trust?” ou “Big Calm” entraram nas suas vidas. Dito por outras palavras estava um público vintage que sabia ao que ia.

Não se estava à espera de temas novos, estava tudo com vontade de recordações, e a banda proporcionou a este publico. Começando logo pela "Trigger Hippie", seguido de "Friction", "World looking in", dando o mote mais do que necessário para aquela hora e meia fantástica de puro trip-hop tão puro e denso que nos foram habituando em mais de duas décadas de existência.
Este ultimo concerto da tour terminou com um novo single de um álbum a ser editado em 2018, "Sweet La", como aliás aconteceu no concerto de Vilar de Mouros, e fechou com "Rome wasn’t bilt in a day".
Foi uma noite muito quente de Outono, com o termómetro a rondar os vinte graus e a excelência dos concertos a judar.

Sem comentários: