quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Scott DuBois – Autumn Wind



Disco ouvido e apreciado por Miguel Estima
 
Scott DuBois irá lançar em finais deste mês de Outubro, mais concretamente no dia 27 pela label ACT, o seu mais recente disco de originais – Autumn Wind.
Um disco verdadeiramente fascinante, onde não conseguimos equilibrar muito bem onde começa jazz e termina a música clássica. Vive um pouco do improviso, de uma chama intensa de um guitarrista excepcional, cheio de possibilidades criativas. É neste Outono quente aqui no sul da Europa que vemos este disco nascer elevando o termo de “estações” a outro patamar, como de um puzzle se tratasse. Em cada passo do caminho, o quarteto de DuBois leva-nos a uma jornada musical impressionantemente impressionista, de uma mistura orgânica, porém altamente coesa, de elementos como jazz moderno, e de música clássica contemporânea.
DuBois leva o conceito de "estações" a um novo nível com uma série de peças em comemoração à natureza incansável e imprevisível do Outono. Num período em que as fronteiras entre os géneros musicais estão se dissolvendo rapidamente, ainda existem grandes diferenças entre o que ainda chamamos de uma banda de "jazz" e as de outras classificações musicais. Talvez a mais significativa seja a longevidade de um conjunto de jazz.
Quando escutamos o quarteto internacional deste disco, temos logo noção da qualidade aqui reunida. Estão juntos há mais de uma década. Assim neste disco temos o guitarrista e compositor nova-iorquino Scott DuBois, o baixista também de Nova Iorque Thomas Morgan, o virtuoso alemão no saxofone tenor e clarinete Gebhard Ullmann e o excelente baterista dinamarquês Kresten Osgood.
Um disco tão maravilhoso, relaxante e atmosférico, que nos pode acompanhar a qualquer momento deste maravilhoso Outono.

Sem comentários: